A Bayer recebeu no final do mês de março o registro do nematicida microbiológico Oleaje (Bacillus firmus). Trata-se de um produto de contato para o tratamento de sementes, indicado para o controle das seguintes pragas: Nematoide-de-galhas (Meloidogyne incognita), Nematoide-das-lesões (Pratylenchus brachyurus) e Nematoide-de-galhas (Meloidogyne javanica).
O deferimento do registro foi publicado no último dia 22 de Março de 2017 no Diário Oficial da União, com o aval do Ministério da Agricultura, Pecuária de Abastecimento, sob o número 2317. O produto também já consta no Sistema AgrolinkFito.
O Oleaje é exclusivamente destinado para o tratamento de sementes. Sua formulação é de Suspensão Concentrada, apresentando classificação pouco perigosa ao meio ambiente.
De acordo com a Bayer, devido ao hábito e características de cada cultivo, em sistema radicular axial ou pivotante, poderão ser utilizadas doses maiores para plantas arbustivas (como o caso da cultura do algodão) e doses menores para as leguminosas como a cultura da soja. A maior dose deverá ser utilizada em área com histórico de alta pressão e ocorrência da praga em cultivo anterior.
Em sistema radicular fasciculado, a maior dose deverá ser utilizada em área com histórico de alta pressão e ocorrência da praga no cultivo anterior. O produto possui eficiência agronômica comprovada para as culturas de algodão, milho e soja.
Agrolink, 03/05/2017