FORMULADOS

Ervas daninhas resistentes ao glifosato aumentam no Brasil e EUA

Ervas daninhas resistentes ao glifosato aumentam no Brasil e EUA


A resistência ao glifosato está mais comum no Brasil, Argentina e EUA. Por isso, surgiu a necessidade de técnicas de gestão e novos produtos de proteção de cultivos para evitar que o problema se aprofunde.

Fernando Adegas, pesquisador da Embrapa Soja, em Londrina (Paraná, Brasil), considerou que há muito risco de perdas a partir da presença destas ervas daninhas no campo e que, no caso do rabo de cavalo (Conyza spp), sua presença a 180 cm de altura por pé quadrado é suficiente para reduzir até 50% da produtividade da soja.

Estudos revelam que nos EUA quase 28 milhões de hectares de soja, milho e algodão enfrentam o problema da resistência.

O professor e pesquisador da Universidade de São Paulo, Pedro Jacob Christoffoleti, disse que o exemplo norte-americano reforça a importância deste tema no Brasil. “Se não tomarmos as medidas adequadas, este problema ficará ainda mais grave. Mesmo assim, não há muitas alternativas para controlá-las”.

Além disso, Christoffoleti estimou que no mínimo 30% da área plantada com soja no Brasil (nove milhões de hectares) estão expostos às pragas, em uma zona que congrega oito Estados (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais). Os técnicos já identificaram seis espécies resistentes ao glifosato, num total de 33 tipos que sobrevivem a qualquer herbicida.

Diante disso, o professor sugeriu três alternativas. A primeira é misturar o uso de glifosato com outros herbicidas, mas é de alto custo. Outra opção é rotacionar os cultivos utilizando variedades resistentes ao glifosato e variedades convencionais. Finalmente, e a longo prazo, a outra ideia é juntar mais eventos modificados geneticamente a fim de gerar tolerância a mais de um agroquímico. “Isto pode representar um custo adicional, mas a longo prazo os benefícios serão maiores”, concluiu ele.

Embrapa Soja, 26/09/2014

Notícias Relacionadas

Close