FORMULADOS
Helicoverpa: Produtores do MT já podem solicitar uso de Benzoato de emamectina
Helicoverpa: Produtores do MT já podem solicitar uso de Benzoato de emamectina
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) estabeleceu as normas para que os produtores do Mato Grosso solicitem sua habilitação para uso de produtos contendo Benzoato de emamectina. Essa substância tem sua utilização emergencial liberada para combater a Helicoverpa armigera, de acordo com a Instrução Normativa nº 008/2015.
A legislação, publicada no Diário Oficial do Estado, estabelece as diretrizes para o armazenamento, o controle de estoque e a movimentação dos produtos. Essa logística de entrega do material ao consumidor final do Benzoato de Emamectina será de responsabilidade do importador/distribuidor.
Os produtos deverão ser apresentados às autoridades locais de fiscalização, apontando o produtor e o responsável técnico. A homologação da autorização será concedida por um fiscal de defesa Agropecuária e Florestal.
A logística reversa de devolução das sobras e embalagens será de responsabilidade das unidades de recebimento, que terão de entregar relatório sobre os itens devolvidos. Ao final do prazo da emergência fitossanitária, os produtores que adquiriram produtos que tenham como ingrediente ativo a substância Benzoato de Emamectina deverão, em até 15 dias, entregar à unidade local do Indea um comprovante que comunicou formalmente ao importador para que efetue o recolhimento de possíveis sobras e resíduos de produtos.
Em Mato Grosso a prorrogação da emergência fitossanitária foi autorizada para 99 municípios: Água Boa, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Garças, Alto Paraguai, Alto Taquari, Araguaiana, Arenápolis, Barra do Bugres, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Canabrava do Norte, Canarana, Carlinda, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Colíder, Comodoro, Confresa, Diamantino, Dom Aquino, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Guarantã do Norte, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Itiquira, Jaciara, Juara, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Mirassol d”Oeste, Nobres, Nortelândia, Nova Brasilândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Mundo, Novo São Joaquim, Paranatinga, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Planalto da Serra, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Porto Estrela, Poxoréo, Primavera do Leste, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, Santa Terezinha, Santo Afonso, Santo Antônio do Leste, Santo Antônio do Leverger, São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, São José do Xingu, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Serra Nova Dourada, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tangará da Serra, Tapurah, Terra Nova do Norte, Tesouro, Torixoréu, União do Sul, Vale de São Domingos, Vera, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.
Agrolink, 04/02/2015