FORMULADOS
Monsanto planeja investir mais de US$ 1 bilhão na produção de herbicida dicamba
Monsanto planeja investir mais de US$ 1 bilhão na produção de herbicida dicamba
Os esforços da Monsanto para expandir seus interesses agroquímicos além do herbicida glifosato foram ressaltadas na quarta-feira com a notícia de que a empresa planeja investir potencialmente mais de US $ 1 bilhão em uma unidade de produção para um herbicida alternativo.
Funcionários da Monsanto esperam gastar o dinheiro ao longo dos próximos três a cinco anos na expansão de uma fábrica em Luling, Louisiana, para produzir o agente de matar erva daninha chamado dicamba. Luling tem sido um local chave para a produção de glifosato por anos.
O interesse e investimento em dicamba representa um passo de dependência da empresa sobre o glifosato, que é o ingrediente-chave em linha com a marca Roundup da Monsanto de herbicidas.
O glifosato é também a chave para muitas das linhas de culturas geneticamente modificadas da Monsanto. A empresa faz milho, soja, algodão, canola e outras culturas que podem tolerar que está sendo pulverizada com glifosato.
“Durante a próxima década … isto tem o potencial de diversificar ainda mais nosso segmento de produtividade ag e fornecer uma fonte de crescimento a longo prazo”, Monsanto presidente Brett Begemann, disse a analistas em uma teleconferência.
Roundup, e o “Roundup Ready” têm sido muito popular entre os agricultores, em especial nos Estados Unidos. No entanto, o plantio generalizado de milho e soja Roundup Ready, e uso generalizado associado do herbicida Roundup, tem contribuído para o surgimento de ervas daninhas resistentes ao glifosato.
O problema da resistência de plantas daninhas tornou-se um problema tão significativo para a produção de culturas que os agricultores estão buscando alternativas, e Monsanto e seus rivais na indústria agroquímica estão correndo para introduzir novas opções para o glifosato e culturas Roundup Ready.
“A realidade é que a indústria está indo ter que evoluir continuamente, assim como a vida vegetal evolui”, disse o analista da Edward Jones Matt Arnold.
A solução da Monsanto combina glifosato com dicamba, para o que ele está chamando o sistema de “Roundup Ready Xtend” colheita, visando a soja e algodão.
Rival Dow AgroSciences, uma unidade da Dow Chemical Co, desenvolveu culturas que toleram a seu novo herbicida, que combina de 2,4-D com glifosato.
Monsanto disse que vê pelo menos um de 200 milhões de hectares “ajuste prático” para seu sistema Roundup Ready Xtend para soja e algodão nas Américas.
A empresa disse na quarta-feira que ainda está aguardando aprovação de reguladores chineses para permitir que as importações de novas sojas. A China é um importante comprador de soja dos Estados Unidos, mas tem mostrado relutância em aprovar a importação de novos OGM.
Reuters, 25/06/2015