FORMULADOS
Pesquisa aponta inseticidas mais eficientes contra Helicoverpa armigera
Pesquisa aponta inseticidas mais eficientes contra Helicoverpa armigera
Preocupados com o ataque da lagarta, produtores rurais de Mato Grosso do Sul criaram o “Grupo de Trabalho Helicoverpa armigera” para verificar a eficiência dos inseticidas disponíveis no mercado. O levantamento foi realizado durante a safra 2013/2014, com o apoio da Fundação MS e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur).
Segundo a pesquisa, existem alguns produtos que são mais indicados para o controle, principalmente os feitos à base de: clorantraniliprole, flubendiamide, indoxacarbe, espinosade, clorfenapir, metoxifenozide, teflubenzuron, Bacillus thuringiensis e vaculovírus. Em alguns Estados que decretaram estado de emergência fitossanitária, foi autorizado o uso de benzoato de emamectina – o mais eficiente, porém o mais agressivo agroquímico conhecido contra a Helicoverpa armigera.
“Os produtores devem fazer as aplicações de inseticidas com baixa população de lagartas de helicoverpa, e preferencialmente com lagartas pequenas, caso contrário, o cenário fica mais complexo e o custo de controle pode ficar bastante elevado. Em todo caso, embora o estudo aponte um resultado satisfatório, é importante que o produtor procure as instituições de pesquisa para buscar uma orientação mais específica para o seu caso e ter maior segurança na tomada de decisão”, afirma José Fernando Jurca Grigolli, pesquisador da Fundação MS.
Agrolink, 08/07/2014