FORMULADOS
Saiba quais inseticidas são usados para combater formigas cortadeiras
Saiba quais inseticidas são usados para combater formigas cortadeiras
Praga causa danos às plantas, cortando folhas, flores e ramos para o cultivo do fungo simbionte, sua fonte de alimento. Qual produto devo usar para combater as formigas que estão atacando a lavoura de feijão que comecei a plantar? O feijão poderá ser consumido? Saúva e quenquém são nomes populares das formigas cortadeiras mais conhecidas. Causam danos às plantas, cortando folhas, flores e ramos para o cultivo do fungo simbionte, sua fonte de alimento. Um dos principais métodos de controle dessas pragas é o uso de iscas formicidas, que devem ser utilizadas diretamente da embalagem, distribuindo os grânulos ao lado dos carreiros e próximo aos olheiros.
A aplicação deve ser realizada com tempo seco para evitar que ocorra degradação dos grânulos devido à umidade. Não armazene as iscas junto com outros produtos químicos, nem toque-as diretamente com as mãos, pois há o risco de perderem o efeito de atratividade. Vendidos em lojas de produtos agropecuários, os inseticidas em pó também são uma opção.
Devem ser aplicados diretamente nos ninhos, por meio de insufladores. Quando não é possível localizar os ninhos, use gel repelente ao redor do tronco em faixas de 2 milímetros de largura, visando impedir que as formigas subam para cortar as folhas.
Os principais inseticidas utilizados são: Sulfluramida, Fipronil, Clorpirifós e Deltametrina.
Revista Globo Rural, 24/11/2017