FORMULADOS
Universidade mexicana cria novo fungicida para oídio em rosas
Universidade mexicana cria novo fungicida para oídio em rosas
Alunos do Programa Educativo de Agricultura Sustentável e Protegida da Universidade Tecnológica de Tecamachalco, no México, estão desenvolvendo projeto para obter uma fórmula líquida de fungicida para controle do oídio (Sphaerotheca pannosa) em rosas. O objetivo é manter a integridade das plantas e melhorar a estética, impulsionando assim as vendas no mercado e apresentado alternativas pós-colheita para controle.
A fórmula é elaborada com compostos orgânicos que possuem bicarbonato de sódio, erva de rabo de cavalo e azeite vegetal, entre outros. A investigação é feita em laboratórios dos cursos, e inclui a aplicação de cera em um túnel de cultivo de rosas da instituição.
Ao delimitar a área de estufa que seria o objeto de estudo, coletou-se plantas infectadas (para validar a presença do oídio com testes de laboratório), formulou-se o fungicida e aplicou-se sobre a área escolhida. Após isso foram colhidas provas microbiológicas. Os universitários responsáveis pelo projeto são arlos Hernández Vélez, Yuliana Martínez Velázquez e Valentín Rojas Méndez, auxiliados pela docente Adriana Reyes Castro, com a supervisão da mestra e diretora do curso, Laura Rodríguez Peláez.
Agrolink, 02/06/2017