NOTÍCIAS

Greening avança no Brasil e afeta os preços de produção na citricultura


A incidência do greening (HLB) em muitas regiões brasileiras atingiu níveis recordes em 2022, informou o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O avanço dessa doença bacteriana aumentou os gastos na citricultura e limitou a produtividade dos pomares do Brasil, maior produtor mundial de laranja.

Segundo a Cepea, atualmente, dependendo da intensidade da pulverização, os gastos com o manejo da doença têm subido muito e podem chegar a até 30% dos desembolsos na safra 2023/24. E segundo o Fundecitrus, a taxa média de incidência do greening atingiu o recorde de 24,42% de plantas contaminadas.

A porcentagem contaminada representou um aumento de mais de seis pontos percentuais em relação a 2018, quando o HLB infestou 18% dos pomares, e oito pontos percentuais em relação a 2017 (16% de infestação).

O Fundecitrus tem recomendado aos produtores que posterguem novos plantios e/ou reformas em regiões com incidência crítica de HLB, ou seja, acima de 25% de incidência nos pomares. Já o estudo do Cepea recomendou ″avaliar a região e sua suscetibilidade, mantendo o menor nível de incidência de doenças no pomar por meio do controle intensivo de vetores e erradicação de plantas contaminadas″. ″A incidência continua maior em pomares com mais de dez anos, em propriedades menores, e parcelas de fronteira”, destacou o Cepea.

O percentual de plantas com sintomas de HLB (greening) no cinturão citrícola brasileiro continua aumentando, apesar dos esforços do setor no controle do vetor (psilídeo) e da doença. A tendência é de aumento no número de plantas com HLB em 2023 porque as plantas sintomáticas não foram eliminadas, disse o Cepea.

Também foram realizadas pulverizações insuficientes, e algumas foram feitas de forma inadequada para o controle do psilídeo. Além disso, o estudo aponta que houve uso repetitivo de piretróides sem rotação adequada de outros modos de ação (o que causou resistência vetorial a esse grupo químico em alguns locais).

 

Fonte: Ag News, 04/08/2023

Fonte da Imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close