MERCADO
Apresentação do mercado brasileiro de proteção de cultivos
Apresentação do mercado brasileiro de proteção de cultivos
O mercado brasileiro de praguicidas se consolidou como o número um no mundo, tendo em conta o valor de vendas. Possui algumas características únicas que o diferenciam de qualquer outro mercado como margens mais altas, o feito de estar muito concentrado, prazos de pagamento mais flexíveis, obstáculos de acesso por registro e contínuo crescimento agrícola.
Com taxas de crescimento consistentes de aproximadamente 10% ao ano, trata-se do mercado mais atrativo do mundo. Previsões conservadoras estimam que no ano de 2020 as vendas de pesticidas alcançarão um total de US$ 16 bilhões.
Enquanto a agricultura brasileira continua aumentando ano a ano, outros países e regiões não possuem o mesmo rendimento. Europa, Japão, EUA e Argentina mostram taxas de crescimento mais baixas ou estão próximas da estagnação. Rússia e China terão um crescimento considerável durante os próximos dez anos, mas, sendo otimistas, seria 40% a menos que no Brasil. Por isso, os grandes responsáveis pelo mercado de praguicidas apontam para o Brasil.
Acessar esse mercado rentável não é tarefa fácil. As primeiras oito empresas – todas originariamente baseadas na pesquisa – têm 72,24% da quota do mercado (2012) que se disputa não só entre elas, mas com um número maior de competidores, principalmente as empresas de genéricos, que empurram os preços para baixo. Os outros 27,76% do mercado são disputados entre mais de 100 empresas, incluindo as de genéricos e as baseadas na pesquisa. É uma competição dura.
Nos últimos oito a dez anos, as empresas, principalmente da China e Índia, perceberam que tornar-se jogador dentro do mercado brasileiro, seja pelo sistema de distribuição ou como titulares de registros, seria mais rentável que simplesmente fornecer produtos técnicos aos distribuidores locais.
Com a intenção de maximizar a equipe de vendas e toda a estrutura de negócio, as empresas estão adicionando a sua carteira fertilizantes, biofertilizantes, inoculantes, bioestimulantes, bloqueador solar e extrato de planta. Além disso, produtos para pastos também estão sendo distribuídos pelas empresas com tradição no mercado de saúde animal. Os biológicos são um negócio de marketing em crescimento e com muitas oportunidades.
Fonte: Overseas Agro
21/03/2014