MERCADO

Área tratada com agroquímicos no Brasil aumenta 9,8%


Segundo levantamento do Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Defesa Vegetal), a área total tratada com agroquímicos no Brasil cresceu 9,8% no 2º trimestre de 2020 (abril a junho), atingindo 142,4 milhões de hectares ante 129,8 milhões de hectares no mesmo período de 2019.

A cotação do dólar também caiu 3,1% no segundo trimestre. A desvalorização cambial é outro grande desafio para a indústria, que adquire muitos insumos importados e ainda não tem capacidade de repassar integralmente ao mercado.

“Vale lembrar o importante papel das empresas de agroquímicos como financiadoras da produção agrícola brasileira. Nosso prazo médio de financiamento atingiu 240 dias, um crescimento de aproximadamente 20%. As empresas do setor agroquímico estão comprometidas e trabalhando muito para fornecer recursos suficientes para financiar o setor ”, disse Julio Garcia (presidente do Sindiveg).

A safra de destaque no 2º trimestre do ano foi o milho safrinha (safra de inverno), com aumento de 83,6% na área tratada, atingindo 24 milhões de hectares. Em termos de produtos, os fungicidas apresentaram aumento de 8,6% em relação ao mesmo período de 2019. O uso de herbicidas foi 8,5% menor enquanto o uso de inseticidas caiu 3,6%.

“O 2º trimestre do ano é a época do plantio do milho safrinha. Os desafios que esta cultura enfrenta são muitos, principalmente lagartas e percevejos. Motivados por preços atrativos no mercado global, os produtores estão cultivando 14 milhões de hectares, área 3,9% superior à safra anterior segundo levantamento feito pela consultoria privada do Sindiveg ”, acrescentou Garcia.

O aumento da área tratada com agroquímicos no Brasil se deve à crescente necessidade da agricultura brasileira por maior produtividade. De acordo com o Sindiveg, os agricultores demandaram mais tecnologias relacionadas aos defensivos agrícolas e tiveram que usar estratégias diferentes com os produtos fitossanitários no manejo e proteção de suas lavouras.

“Os agroquímicos, portanto, têm um papel fundamental na agricultura. Também é importante ressaltar a relevância do ambiente tropical, extremamente desafiador devido ao clima quente e úmido e à produção o ano todo. Este cenário é perfeito para pragas. Sem os defensivos, a produtividade seria, em média, 40% menor, colhendo 100 milhões de toneladas de alimentos por ano ”, finalizou Garcia.

Fonte: Agrolink, 02/092020

Fonte da imagem: Imagem de Євген Литвиненко por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close