MERCADO

Brasil apresenta aumento de preço dos insumos agrícolas


A valorização do dólar frente ao real, bem como o aumento dos custos internacionais de matérias-primas e transporte, estão entre as causas do aumento do preço dos insumos agrícolas no Brasil, disse Christian Lohbauer, Presidente Executivo da CropLife Brasil (CLB).

O CLB é uma associação que reúne as maiores empresas de diversos segmentos que atuam em pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de germoplasma, biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos. O objetivo, segundo a própria organização, é “promover a inovação e a gestão integrada das tecnologias no campo”.

Segundo Lohbauer, “o cenário econômico global continua sendo impactado pelas restrições impostas pela pandemia COVID-19. Entre outros aspectos, a crise sanitária global tem causado escassez de bens básicos e, consequentemente, aumento dos custos das matérias-primas para a produção de insumos agrícolas como sementes, fertilizantes e defensivos”.

“Os preços das matérias-primas, incluindo embalagens (papelão e resinas), foram bastante impactados. O mesmo aconteceu com o custo logístico internacional ”, explicou.

Ele afirmou que os insumos agrícolas são impactados pela dinâmica do mercado internacional, principalmente quando envolvem fornecedores importantes como China e Índia. “Para se ter uma ideia, o valor do frete marítimo da China ao Brasil praticamente triplicou nos últimos meses devido à falta de navios e contêineres para o transporte. E a tendência é que esses preços continuem subindo nos próximos meses ”.

“Desde 2020, essa combinação de fatores causou um aumento significativo nos custos de produção de insumos agrícolas no Brasil. No entanto, a indústria não vinha repassando o aumento dos custos aos produtos comerciais. Prova disso é que os preços dos defensivos químicos no mercado interno, por exemplo, subiram apenas 1,4% entre as safras 2019/20 e 2020/21 ”, concluiu.

Fonte: Leonardo Gottems – Agropages, 15/06/2021

Fonte da Imagem: Imagem de Jan Amiss por Pixabay.

Tags

Notícias Relacionadas

Close