ANÁLISES GCPMERCADO

Como o fim gradual do lockdown na China impacta no mercado de defensivos


O conselho local de Xangai, após mais de 40 dias em lockdown, anunciou que a cidade retomará a normalidade gradualmente, começando no 1º dia de junho, em um cenário onde 15 dos 16 distritos ficaram dentro dos índices de contaminação aceitáveis. Durante o período de paralisação das atividades, a produção industrial no país teve uma retração de 2,9%.  

O porto de Xangai é considerado o maior porto do mundo, e a redução na sua taxa operacional durante o confinamento resultou em congestionamentos de navios, e sobrecarregou as cadeias de suprimentos, gerando grandes estoques internos e, elevando o preço dos fretes internacionais.  

Para o setor de agroquímicos, o principal impacto se deve ao porto representar a principal rota de escoamento destes produtos da China para o resto do mundo. O que vêm refletindo em atrasos nas entregas, e quebra de contratos para algumas rotas. 

A normalização das operações, ainda depende de uma série de fatores, como a redução gradual do número de casos de COVID-19 confirmados. Além disso, o processo de retomada das atividades logísticas deverá ser gradual, e a normalização desta cadeia deverá levar um longo tempo para resultar em um respiro nas entregas de produtos para o Brasil. 

 

Fonte: Global Crop Protection, 25/05/2022

Fonte da Imagem: Pixabay
 

Tags

Notícias Relacionadas

Close