MERCADO

Governo da Índia é cobrado pela PMFAI para restringir importações de Pesticidas


A política de registro liberal e descontrolada que concede registros para importações de pesticidas de grau técnico tem prejudicado a indústria indiana de fabricação de pesticidas.

A Associação de Fabricantes e Formuladores de Pesticidas da Índia (PMFAI) tem informado o Ministério da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores e o Ministério de Produtos Químicos e Fertilizantes para restringir as importações de Pesticidas de Grau Técnico. Apesar de o país ter capacidades comprovadas e capacidade de produção suficiente, a concessão de registros para importações e o aumento das importações estão prejudicando as indústrias indianas, especialmente devido às importações desses pesticidas para os quais a Índia tem capacidade de produção local suficiente.

O presidente da PMFAI, Sr. Pradip Dave, escreveu aos secretários de ambos os ministérios envolvidos, o Sr. Manoj Ahuja do Ministério da Agricultura e o Sr. Arun Bakora do Ministério de Produtos Químicos e Fertilizantes para restringir as importações de pesticidas de qualidade técnica.

A carta enviada aos ministérios pelo Sr. Dave menciona: “Há falta de apoio político para a fabricação nacional de produtos técnicos chave e política de importação distorcida que favorece produtos formulados. [..] Os produtos de qualidade técnica são importados de fontes mais baratas e abaixo do padrão. As autoridades reguladoras estão seguindo multinacionais que ditam políticas que não se aplicam ao contexto indiano”.

O Sr. Dave mencionou ainda que o processo de registro deve ser alterado para incentivar a fabricação local de pesticidas de grau técnico e que o Ministério de Produtos Químicos e Fertilizantes e o Ministério da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores, por meio do CIB&RC, devem elaborar políticas para negar registros para importação sempre que houver capacidades de produção. O Departamento de Química e Petroquímica já notificou uma lista de 28 itens químicos para os quais há capacidade local suficiente e concorrência local. A lista inclui Pesticidas – Clorpirifós, DDVP, Monocrotofós, Fenvalerato, Cipermetrina, Lambda Cihalotrina e Glifosato. Existem muitos outros produtos de nível técnico.

“Através desta comunicação, o governo reconhece que existem capacidades de produção suficientes, mas ainda assim produtos de qualidade técnica, como o clorpirifós, são importados da China em grandes quantidades na categoria TI v/s. TIM. Essas importações não afetam apenas a produção local de produtos de qualidade técnica na Índia, mas também as indústrias de fabricação de matérias-primas e produtos químicos necessários”, disse o Sr. Dave.

Fonte: Krishak Jagat, 08/03/2023

Fonte da imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close