MERCADO

Maior centro de biotecnologia agro da Europa será na Espanha


A multinacional espanhola de biotecnologia Kimitec, dedicada à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de biopesticidas, bioestimulantes prebióticos e probióticos, obteve licenças para iniciar a segunda fase de expansão de suas instalações para torná-las o maior centro de biotecnologia agrícola da Europa.

De acordo com informações divulgadas pela mídia local El Confidencial, a Câmara Municipal de Almeria de Vícar aprovou a licença para as obras de ampliação, cuja conclusão está prevista para o final do próximo ano. Depois de concluído, Kimitec terá investido um total de 50 milhões de euros em seu complexo, dos quais a Junta de Andalucía terá contribuído com 13,5 milhões através da Agência IDEA.

O arranque surgido em 2007 tem sido especialmente favorecido pelas novas políticas do bloco enquadradas na estratégia ‘Farm to Fork’, que procuram transformar o sector agrícola europeu através de uma redução de 50% nos pesticidas químicos e 20% nos fertilizantes no a produção de alimentos até 2030, e por outras iniciativas em diferentes regiões do planeta que buscam uma agricultura mais sustentável para enfrentar as mudanças climáticas.

Com a nova fase de expansão, a Kimitec multiplicará sua capacidade de produção por 10, passando dos atuais sete milhões de litros para cerca de 70 a partir do final do ano que vem. A empresa, que conta com 250 funcionários e está presente em mais de 94 países ao redor do mundo, espera dobrar seu quadro de funcionários após a conclusão das obras.

No ano passado, a empresa, situada no coração do ‘jardim da Europa’, teve um volume de negócios de 20 milhões de euros, e este ano espera atingir os 35 milhões, embora as previsões de crescimento para os próximos anos “sejam explosivas”, como disse Félix García ao médium El Confidencial.

Fonte: Leonardo Gottems – Agrolink, 23/09/2021

Fonte da Imagem

Tags

Notícias Relacionadas

Close