MERCADO

Pesquisa pretende usar bactérias como alternativa aos pesticidas químicos


O professor Marnix Medema, da Wageningen University & Research (WUR), é o coordenador de um consórcio de pesquisa que passará os próximos anos procurando uma alternativa aos pesticidas químicos no setor agrícola. Eles acreditam que os peptídeos antimicrobianos podem oferecer uma solução.

A Organização Holandesa para Pesquisa Científica (NWO) concedeu ao consórcio um total de € 5,5 milhões nos próximos cinco anos como parte de um programa NWO Kennis-en Innovatieconvenant para investigar o papel do microbioma no ciclo de nutrientes chamado Microbiome: Saúde do solo ao intestino e vice-versa.

Sem prejuízo para as pessoas e o meio ambiente

Uma solução pode vir das bactérias que ocorrem naturalmente nas plantas e produzem peptídeos antimicrobianos. Os peptídeos são basicamente pequenas proteínas, e algumas delas podem matar patógenos sem prejudicar o corpo humano ou a biodiversidade.

Medema e seus colegas esperam descobrir peptídeos prontamente biodegradáveis ​​que tenham como alvo bactérias e fungos e deixem o restante do microbioma de uma planta em paz. Além disso, se as bactérias que produzem esses peptídeos puderem ser empregadas como agentes biológicos de proteção de cultivos, isso garantirá que eles só os produzam quando e onde forem necessários.

“Atualmente sabemos muito pouco sobre quais bactérias produzem esses peptídeos em uma planta”, diz Medema. “Mas agora está disponível uma nova tecnologia que nos permitirá identificar peptídeos em larga escala e testar suas atividades biológicas”.

 

 

Fonte: HortiDaily, 08/02/2023

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close