MERCADO

PIB do agronegócio deve crescer 9,37% este ano e até 5% em 2022


O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio deve crescer 9,37% este ano e até 5% em 2022, segundo projeção da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A menor alta do setor próximo ano deve ser influenciada pela expectativa de um desempenho ainda fraco da economia em 2022.

O indicador da CNA, calculado em parceria com o Centro de Estudos Avançados em economia Aplicada (Cepea), leva em conta tudo o que é movimentado dentro e fora da porteira: insumos, agroindústria e serviços, diferente do PIB do IBGE, que considera somente o que é produzido dentro das fazendas.

Por outro lado, a entidade espera uma safra de grãos recorde de grãos, em 289 milhões de toneladas, 14% a mais que a colheita deste ano. favorecida pelo clima.

O principal gargalo, porém, é o custo de produção, que deve ser um dos mais altos em 2022 por causa do aumento do custo dos insumos, como fertilizantes e defensivos, que são, em sua maioria, importado.

A entidade também prevê que, mesmo com a elevação dos preços e o aumento de produção de algumas culturas, a alta dos custos de produção deve reduzir a margem de lucro do produtor rural de maneira geral.

Outros fatores que podem determinar o comportamento da safra 2021/2022 no Brasil e precisam ser acompanhados de perto no próximo ano, como a questão da logística, o abastecimento de insumos e o fenômeno climático La Niña.

De janeiro a novembro de 2021, as exportações do agronegócio bateram recorde, atingindo o valor de US$ 110,7 bilhões, superando o recorde anterior que era referente a todo o ano de 2018 (US$ 101,2 bilhões). Na comparação com o mesmo período de 2020, o crescimento foi de 18,4%.

Neste ano, os principais produtos do agronegócio brasileiro exportados foram soja em grãos, carne bovina in natura, açúcar de cana em bruto, farelo de soja e carne de frango in natura.

Os principais destinos foram China, União Europeia, Estados Unidos, Tailândia e Japão. Juntos, esses cinco mercados responderam por 62% dos consumidores que adquiriram os itens brasileiros.

Fonte: Plantão dos Lagos, 08/12/2021

Fonte da Imagem:  standret – br.freepik.com

Tags

Notícias Relacionadas

Close