MERCADO
Sinochem Holdings é inaugurada como maior empresa química mundial
Recentemente, a Sinochem Holdings Co., Ltd. (China Sinochem) foi estabelecida em Pequim pela Sinochem e pela ChemChina, como a única empresa de propriedade do governo central especializada na indústria química, com ativos totais de 1,4 trilhão de yuans (US $ 218 bilhões ) e uma receita operacional de mais de 1 trilhão de yuans (US $ 156 bilhões). Portanto, é hoje a maior empresa química do mundo.
O escopo de negócios da China Sinochem cobre oito áreas, incluindo ciências da vida, ciências dos materiais e produtos químicos básicos, com bases de produção e instalações de P&D distribuídas em mais de 150 países e regiões ao redor do mundo.
É relatado que Ning Gaoning foi nomeado Presidente do Conselho e Secretário do PCC Sinochem, enquanto Li Fanrong foi nomeado Diretor do Conselho, Gerente Geral e Secretário Adjunto do PC. A China Sinochem está localizada no No.001, Cluster da Sede Corporativa da Zona de Start-up da Nova Área de Xiong’an, sendo um dos primeiros lotes de empresas do governo central estabelecidas na área.
A série de identidade de marca da China Sinochem foi anunciada no mesmo dia, incluindo gráficos, a palavra “Sinochem” e o conceito de marca “na ciência em que confiamos”.
A reestruturação dos dois gigantes químicos está em discussão há vários anos. Gaoning disse que o mercado químico da China representa quase metade do total mundial, com uma taxa de crescimento muito maior, várias vezes maior do que a média global. No entanto, a China não possui uma empresa química internacional verdadeiramente abrangente e em grande escala, embora existam algumas empresas petroquímicas relativamente grandes, que lidam principalmente com produtos upstream e menos produtos downstream. Além das necessidades empresariais da Sinochem e da ChemChina, o mercado, a globalização e as exigências da indústria são os motivos que aproximaram as duas empresas, resultando na formação de uma nova empresa no momento certo.
Em uma entrevista, Liu Xingguo (Pesquisador do Departamento de Pesquisa da Federação de Empresas da China) disse que a reestruturação não só melhorará a competitividade das empresas de propriedade do governo central, mas também aumentará a competitividade internacional da indústria química chinesa , que será uma importante contribuição para o desenvolvimento acelerado da indústria química chinesa. Por meio da fusão entre participantes mais fortes da indústria, os negócios e recursos dos dois gigantes químicos são otimizados e consolidados para formar uma cadeia de abastecimento industrial relativamente completa dentro da empresa resultante da fusão, o que irá melhorar a utilização de recursos e aumentar a capacidade de inovação da nova empresa levando a uma maior competitividade e lucratividade.
Atrás da China Sinochem está o maior mercado químico do mundo. Os números mostram que as vendas internacionais de produtos químicos em 2018 totalizaram EUR 3,35 trilhões, dos quais os produtos químicos chineses contribuíram com EUR 1,2 trilhão, representando 35,8% do total. A gigante química alemã BASF previu que a participação da China no mercado químico global chegará a quase 50% até 2030.
No entanto, o padrão de “mercado enorme e pequena empresa” existia no mercado químico chinês no passado. Entre as 50 maiores empresas químicas internacionais em 2019, apenas seis empresas chinesas foram listadas, incluindo Sinopec, Formosa Plastics, PetroChina, Hengli, Syngenta e Wanhua. Atualmente, a China Sinochem reestruturada possui 16 subsidiárias listadas no país e no exterior, e seu nascimento destaca a percepção dos líderes da indústria das vantagens de ter operações de negócios escalonadas e centralizadas.
Fonte: Agropages, 12/05/2021
Fonte da Imagem: Imagem de Ahmad Ardity por Pixabay.