MERCADO

Unipac e Sumitomo Chemical registram 3 anos de parceria de sucesso


Com a experiência de mais de 20 anos na operação de produção in house, a Unipac – integrante do Grupo Jacto e considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas do Brasil – tem exemplos de sucesso nesse tipo de projeto, um diferencial competitivo que coloca a empresa à frente no mercado. Há três anos, recém-completados, a Unipac atua neste modelo de fabricação de embalagens dentro da unidade fabril da Sumitomo Chemical, localizada em Maracanaú (CE), uma parceria estratégica que envolve inovação, competitividade e confiança em todo o processo produtivo.

Com benefícios a curto, médio e longo prazo, os bons resultados da operação in house na Sumitomo Chemical são frutos de um projeto bem estruturado e investimentos realizados em equipamentos, instalações físicas, infraestrutura para operação e a oferta de serviços, logística, laboratórios de ensaios de desempenho e recursos humanos. Foram tomados todos os cuidados para que os padrões de segurança e sustentabilidade fossem seguidos. Em 2021, a incorporação de mais uma máquina sopradora de alta produtividade permitiu a ampliação da capacidade produtiva, suportando o crescimento da demanda.

O sucesso da parceria advém de diversos fatores, a começar pelo bom entendimento das necessidades do cliente. “A qualidade dos nossos produtos e a capacidade de nos integrar à operação do cliente são fatores fundamentais para a consolidação deste projeto. Uma das grandes vantagens da produção in house na Sumitomo é a eficiência das linhas produtivas instaladas próximas ao envase, o que tem assegurado a fluidez da operação e a redução de custos”, avalia Mauro Fernandes, Diretor Comercial da Unipac.

Contudo, não apenas qualidade e custo foram decisivos para a união entre Unipac e Sumitomo, mas também credibilidade, compromisso socioambiental e inovação, aspectos presentes na cultura e nos valores de ambas as companhias.

A unidade in house tem área total de 4.500m2, considerando prédio, galpões, área de apoio com laboratório, área de descanso, treinamento e refeitório. A equipe de colaboradores da Unipac é responsável por toda a operação, sete dias por semana e, atualmente, a empresa fornece o portfólio completo de embalagens, entre monocamada e com barreira, para o envase de defensivos agrícolas.

Base sólida

A parceria entre as empresas iniciou-se 2017, ainda pela Nufarm, posteriormente adquirida pela Sumitomo Chemical. Qualidade, capacidade técnica e valores empresariais foram fundamentais para a consolidação do negócio, que se tornou estrutural e empresarialmente uma referência.

De acordo com Marcelo Amaral, Diretor de Procurement Latam da Sumitomo Chemical, mais do que uma parceira, a Unipac é uma extensão da companhia no complexo industrial de Maracanaú. “Uma operação in house exige muito tempo e somente é viável entre empresas com a seriedade e a credibilidade que a Unipac tem. Temos certeza de que a decisão foi correta e contribui diretamente para o crescimento da Sumitomo Chemical, com o atendimento de excelência, assegurando qualidade, prazo de entrega e inovação em nossas embalagens”, afirma.

Para a Unipac, a operação na Sumitomo abriu novas oportunidades de atuação em diferentes regiões do País. “Nos ajudou a desenvolver políticas, aprender a cultura e novas formas de trabalhar, respeitando as características da região. Aprimoramos o nosso modelo de gestão in house e o programa de relacionamento para suportar o crescimento do cliente, visando garantir o atendimento de suas necessidades e a segurança no abastecimento”, finaliza Fernandes.

 

Global Crop Protection, 22/02/2022

Tags

Notícias Relacionadas

Close