MERCADO

Unipac e Sumitomo iniciam uso de nova resina com maior resistência mecânica em embalagens de defensivos


A Unipac – integrante do Grupo Jacto e considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas do Brasil – comprova sua vocação à inovação. A empresa está lançando para o mercado agro, em parceria com a Sumitomo Chemical, o portfólio de embalagens para defensivos agrícolas utilizando a resina da linha Braskem Rigeo. A solução foi desenvolvida em conjunto com a Braskem, em resposta a uma necessidade da Unipac para a produção de embalagens com maior resistência mecânica.

O projeto nasceu em 2017 com apoio da Braskem e incluiu vários ciclos de testes e homologações antes de chegar ao mercado. A Unipac possui uma unidade de produção in house na planta fabril da Sumitomo Chemical, localizada em Maracanaú (CE), onde são fabricadas as embalagens, por processo de sopro, e que passou por gradativa substituição da matéria-prima, movimento este que acaba de ser finalizado, com bastante êxito.

O portfólio de Braskem Rigeo tem os atributos técnicos de um polietileno de alta densidade (PEAD), com a vantagem de combinar elevada rigidez e ótima resistência ao impacto e ao Environmental Stress Cracking (ESCR), atendendo às exigências de qualidade e segurança dos mercados químico e agroquímico. Possibilita também explorar designs em embalagens mais leves e sustentáveis, mantendo a performance do produto final.

Com isso, a Unipac pode produzir embalagens de até 20 litros, de diferentes modelos. As embalagens são homologadas e atendem às regulamentações para acondicionamento e transporte de produtos perigosos, e aos requisitos dos clientes.

Codesenvolvimento e união de valores:

O desenvolvimento da nova resina deu-se graças às sólidas parcerias entre a Unipac e a Braskem, que permitiu a troca de informações essenciais e o desenvolvimento mais preciso de soluções para aplicação específica de embalagens para defensivos agrícolas, e à Sumitomo Chemical, que ofereceu o suporte para realização dos testes necessários para a viabilização do material.

Devido à maior resistência mecânica e robustez em relação ao material anteriormente utilizado, a resina também favorece a resistência ao empilhamento, um dos pontos buscado pela Unipac no desenvolvimento do material. “Além de maior rigidez, havia o desafio de manter um bom processamento da resina, que também exigiu atualizações e investimentos em máquinas e dispositivos, periféricos, sistema de alimentação e ferramentais. Com alinhamento das expectativas e necessidades de cada uma das partes, os desafios foram superados em um trabalho conjunto envolvendo as três empresas, considerando toda a cadeia produtiva: desde a petroquímica, passando pelo processo de transformação e envase do produto até o envio ao cliente final”, informa André Silvestre, Gerente de Vendas do Segmento Embalagem da Unipac.

O executivo destaca a importância do comprometimento, compartilhamento de valores corporativos e foco no desenvolvimento mútuo para a consolidação deste codesenvolvimento. “A Unipac é reconhecida por oferecer soluções aos seus clientes. Fazemos parte do Grupo Jacto e um de nossos valores é ‘Ninguém Cresce Sozinho’, que está em total sinergia com as ricas parcerias que firmamos”, explica Silvestre.

Segundo o Diretor Executivo de Desenvolvimento de Produto e Registro da Sumitomo Chemical, Luís Henrique S. Rahmeier, a Unipac está sempre envolvida em processos de desenvolvimento e melhoria contínua em conjunto com seus fornecedores, fortalecendo a inovação da cadeia produtiva e trazendo, com exclusividade e rapidez, os últimos avanços. “Como clientes finais, estamos sempre ávidos por soluções alinhadas às nossas demandas e, nesse caso, foi um pilar para o êxito de nosso projeto, mantendo o binômio qualidade e sustentabilidade, uma questão central na nossa empresa”, afirma o executivo.

 

Sobre a Braskem
Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.

Perfil Unipac
Com 47 anos em 2023, a Unipac é considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do país, sendo referência para empresas nacionais e internacionais. Executa seis tipos de processos de transformação em suas unidades produtivas – sopro, injeção, injeção estrutural, extrusão de chapas, termoformagem e rotomoldagem – que estão instalados em Pompeia (matriz) e Limeira (filial), ambas em São Paulo, e nos sites de seus clientes, por meio do modelo in house, nas cidades de Regente Feijó/SP, Paulínia/SP e Maracanaú/CE. A diversidade de processos de transformação de polímeros e o espírito inovador e criativo permitem à Unipac o desenvolvimento de produtos de alta performance e serviços digitais para diversos mercados, entre eles, automotivo, agronegócio, logístico, alimentício e veículos elétricos.
Possui em torno de 1.000 colaboradores, que atuam de forma colaborativa e participativa, em um ambiente organizacional favorável ao desenvolvimento constante.
Conta com uma área voltada à inovação e um moderno centro de pesquisa de engenharia avançada em materiais e processos. Além disso, investe em programas e parcerias com outros Centros de Pesquisa e de Inovação e tem capacidade para integrar novas tecnologias digitais para o desenvolvimento de produtos e serviços, antecipando-se às tendências de mercado e seguindo as regulamentações nacionais e internacionais, e ainda, ferramentaria própria para a produção de ferramentais. Possui uma visão estratégica sustentável e implementa diversas ações conectadas às necessidades do mercado e de seus clientes, ofertando propostas de valor diferenciadas que mantém o seu compromisso com a responsabilidade socioambiental e contribuem positivamente com o ecossistema do qual faz parte.
A Unipac é uma das unidades de negócio do Grupo Jacto, composto por importantes empresas que atuam nos segmentos agrícola, tecnologias de aplicação de polímeros, transporte, equipamentos para serviços de limpeza e higienização, e soluções para a área médica. Fundado em 1948 e presente nos cinco continentes, o Grupo é 100% nacional, porém reconhecido mundialmente pela sua solidez e por agir com transparência, integridade e responsabilidade quanto ao cumprimento das legislações, regulamentações e requisitos acordados com os colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade e acionistas.

 

Fonte: www.viapublicacomunicação.com.br, 09/02/2023

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close