NOVAS TECNOLOGIAS

Análises de imagens de satélites podem detectar infestações de pragas na soja


As análises via satélite nos permitem ver mais do que quando estamos no solo. A pesquisa da Universidade de Minnesota mostrou que a combinação as imagens de satélites com inteligência artificial (IA) melhora consideravelmente a detecção remota e o manejo de pragas como pulgão da soja.

O estudo foi publicado na revista Crop Protection, e mostra que os dados do sistema de satélite Sentinel-2, que estão disponíveis publicamente, podem ser utilizados para a detecção e classificação de infestações de pulgão em campos comerciais de soja.

Os pesquisadores compararam as imagens do satélite de plantios de soja com as avaliações de infestação realizadas no solo pelos funcionários, que contavam manualmente os pulgões. Ao analisar os dados foi determinado que o sensoriamento via satélite é capaz de detectar o estresse nas plantas causadado pela praga. Além disso, ao inserir os dados reais no sistema, a IA consegue determinar com precisão os campos mais infestados e quais exigem aplicações de defensivos.

Segundo o professor David Mulla, do Departamento de Solo, Água e Clima, os dados de imagens de satélite de diversos campos comerciais de soja foram utilizados na pesquisa e houve sucesso ao desenvolver um modelo de previsão por meio da inteligência artificial sobre quando e em qual local realizar as aplicações para o controle do pulgão.

A maneira tradicional na qual os agricultores determinam a necessidade de manejo é baseada em caminhar pela plantação e realizar a contagem de insetos em plantas individuais, o que é uma tarefa dificultosa e lenta. Com a nova tecnologia, a detecção será mais eficiente e deve haver maior sustentabilidade econômica e ambiental.

Arthur Ribeiro, o autor principal do estudo disse que o resultado do estudo pode beneficiar os agricultores na tomada de decisão e a comunidade científica, já que o método pode ser expandido para outras pragas. Robert Koch, professor do Departamento. de Entomologia complementa que a tecnologia é uma base para o desenvolvimento de sistemas que podem auxiliar os agricultores na economia de tempo e dinheiro.

Vale destacar que mais pesquisas ainda são necessárias para a otimização da capacidade de distinção do estresse causado pelo pulgão daquele causado por outros fatores como secas, doenças e outras pragas.

A pesquisa foi financiada pelo Centro de Plantas e Pragas Terrestres Invasivas de Minnesota, apoiado pelo Fundo Fiduciário de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Minnesota, conforme recomendado pela Comissão Legislativa-Cidadã sobre Recursos de Minnesota.

Alguns dados históricos utilizados nas análises foram financiados por diferentes instituições como: a Conselho de Pesquisa e Promoção da Soja de Minnesota, pela Iniciativa de Pesquisa Agrícola e Alimentar do Instituto Nacional de Alimentação e Agricultura do USDA (subvenção competitiva 2016-70006-25828), a Iniciativa MnDRIVE da Universidade de Minnesota e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Brasil).

 

Fonte: Agropages, publicada em 10/01/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close