NOVAS TECNOLOGIAS

Antibióticos como futuros herbicidas?


Segundo relatório Chinês, os futuros herbicidas podem em breve serem baseados em antibióticos ineficazes.

Uma molécula originalmente projetada para combater a tuberculose, que embora não tenha sido utilizada como tal em laboratório, mostrou seu potencial como herbicida, no combate a erva daninha que custa bilhões de dólares aos agricultores a cada ano.

Embora o antibiótico fracassado não fosse adequado para a sua utilização original, cientistas da Universidade de Adelaide descobriram que, ao ajustar sua estrutura, a molécula pode efetivamente matar duas das ervas daninhas mais problemáticas da Austrália – o azevém-anual (Lolium multiflorum Lam.) e o rabanete selvagem (Raphanus raphanistrum) – sem prejudicar bactérias e células humanas.

Segundo a pesquisadora Tatiana Soares da Costa, do Instituto Waite da Universidade de Adelaide, essa descoberta pode ser um divisor de águas para a indústria agrícola. Muitas ervas daninhas agora são resistentes aos herbicidas existentes no mercado, custando aos agricultores bilhões de dólares a cada ano. O uso de antibióticos poderá fornecer um atalho para o desenvolvimento mais rápido de novos defensivos, que sejam mais eficazes e podendo ter como alvo, ervas daninhas prejudiciais e invasoras que os agricultores têm dificuldade em controlar.

Pesquisadores do Laboratório de Inovação em Herbicidas e Antibióticos da universidade encontraram semelhanças no nível molecular entre superbactérias e ervas daninhas. Eles se aproveitaram dessas semelhanças e, modificando quimicamente a estrutura de um antibiótico falho, conseguiram bloquear a produção de lisina, necessária para o crescimento das ervas daninhas.

Não existe esse herbicida comercial no mercado hoje. De fato, nos últimos 40 anos, quase nenhum novo herbicida com novos mecanismos de ação entrou no mercado, relatou Andrew Barrow, pesquisador de pós-doutorado no Instituto Waite da Universidade de Adelaide.

Estima-se que as ervas daninhas custem à agricultura australiana mais de US$ 50 bilhões por ano. O azevém-anual, em particular, é uma das ervas daninhas mais sérias e caras do sul da Austrália.

Essa estratégia de atalho economizará tempo e recursos valiosos e, portanto, acelera a comercialização de novos herbicidas tão necessários, disse o Dr. Soares da Costa. Também é importante ressaltar que o uso de antibióticos que falharam como tal, não levará à resistência aos antibióticos, pois as moléculas de herbicidas que foram encontradas não matam as bactérias. O efeito delas é especificamente com as ervas daninhas e não têm efeito sobre as células humanas.

Não são apenas os agricultores que podem se beneficiar dessa descoberta. Os pesquisadores dizem que isso também pode levar ao desenvolvimento de novos herbicidas para combater ervas daninhas que crescem em nossos quintais e calçadas.

Novas moléculas de herbicidas estão sendo hoje procuradas pelos pesquisadores, reaproveitando outros antibióticos fracassados, aliado ao trabalho com a indústria para trazer novos herbicidas seguros ao mercado.

 

Fonte: Agropages, 25/07/2023

Fonte da Imagem:Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close