NOVAS TECNOLOGIAS

Bayer e Iktos se unem para uso de Inteligência Artificial na proteção de cultivos


A Iktos e a Bayer anunciaram acordo para expandir a utilização da inteligência artificial (IA) na descoberta e desenvolvimento de novos produtos sustentáveis de proteção de cultivos. De acordo com o anúncio, o software de design generativo Makya, da Iktos, será implementado pelos cientistas da Bayer para auxiliar o projeto de descoberta de novas moléculas usando perfis pré-definidos.

O Makya é baseado em modelos generativos de aprendizagem que atuam projetando e otimizando novas moléculas com efeitos em diferentes aspectos como eficácia, seletividade, segurança e sustentabilidade. Essa ferramenta auxilia e direciona o processo de descoberta de novas moléculas e permite que os cientistas analisem bilhões de moléculas em um ambiente virtual, o que facilita e agiliza a pesquisa.

De acordo com Rachel Rama, chefe de pequenas moléculas da divisão de Crop Science da Bayer, os agricultores de todo o mundo precisam de soluções que sejam confiáveis e sustentável para que seja possível superar os desafios. Rachel conclui dizendo que a disponibilização da tecnologia pela Iktos permitirá que a Bayer desbloqueie uma nova forma de proteger as culturas.

Yann Gaston-Mathé, cofundador e CEO da Iktos, disse que está entusiasmado e orgulhoso dessa parceria com a Bayer. Segundo ele, o objetivo final da empresa é o de facilitar o uso da tecnologia para cientistas que atuam na descoberta especializada e o uso da IA pela Bayer pode aumentar a chance de realizar esse objetivo.

 

Fonte: Revista Cultivar, publicado em 15/12/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close