NOVAS TECNOLOGIAS

Epagri auxilia no monitoramento da cigarrinha-do-milho em Santa Catarina


O Programa Monitora Milho SC divulgou um boletim com as análises das 15 primeiras semanas de monitoramento da incidência e infectividade da cigarrinha-do-milho para a safra 2023/2024. Os dados contidos no relatório foram coletados entre 24 de julho e 6 de novembro deste ano e os produtores podem checar o número de cigarrinhas que foram capturadas por semana nas lavouras acompanhadas em diferentes regiões do estado de Santa Catarina. Ademais, o monitoramento inclui a infectividade das cigarrinhas com os patógenos do enfezamento.

A cigarrinha-do-milho é o vetor dos microrganismos que causam a doença do enfezamento e podem resultar em perdas de até 100% nas lavouras caso não ocorra um tratamento adequado.

O momento da maioria das lavouras catarinenses de milho é de fim do período vegetativo, com a entrada no período reprodutivo da planta, o qual a espiga é formada. Segundo a pesquisadora Maria Cristina Canale, do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri (Cepaf), muitas lavouras vinham apresentando um baixo número de insetos, em decorrência do manejo correto dos defensivos. Ademais, em algumas propriedades, a associação dos produtos de controle biológicos com os químicos tradicionais tem sido um diferencial para manutenção de baixas incidências da praga até o momento.

A pesquisadora reforça que a atenção no manejo da cigarrinha deve se manter durante a implantação da lavoura até o estágio V8, de modo que o agricultor deve remover o chamado milho tiguera (milho voluntário) que pode surgir e atuar como abrigos para os patógenos que podem infestar o milho safrinha.

O programa Monitora Milho SC é uma iniciativa do Comitê de Ação contra Cigarrinha-do-milho e Patógenos Associados. Esse comitê integra membros da Epagri, Udesc, Cidasc, Ocesc, Fetaesc, Faesc, CropLife Brasil e Secretaria de Estado da Agricultura.

Buscando auxiliar ainda mais o monitoramento e controle do inseto no estado, a Epagri desenvolveu um aplicativo, chamado de Monitora Milho SC. A tecnologia permite que os produtos e técnicos acompanhem a incidência da praga e auxilia na tomada de decisão para o manejo correto.

 

Fonte: Revista Cultivar, publicada em 16/11/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close