SUSTENTABILIDADE

Controle biológico de lagarta-do-cartucho tem sido importante no controle do inseto na China


A Spodoptera frugiperda, popularmente conhecida como lagarta-do-cartucho, é considerada uma das principais pragas agrícolas do mundo, causando danos em muitos países das Américas, África e Ásia. Após a entrada na China, o inseto foi considerado uma séria ameaça à produtividade de diversas culturas e, consequentemente, à segurança alimentar.

O controle mais comum é através de defensivos químicos. Contudo, o uso prolongado destes ativos tem resultado na seleção de lagartas resistentes a muitas moléculas, sendo necessário o constante desenvolvimento de novas medias de prevenção e controle.

De acordo com os dados, atualmente existem 36 produtos que podem ser utilizados para controle da praga na China. Dentre esses produtos, 9 são formados por moléculas químicas, 23 são microbiológicos, 1 bioquímico e 3 botânicos.

Dentre os produtos de controle biológico, os principais ativos utilizados são o fungo Beauveria bassina e a bactéria Bacillus thuringiensis. Porém diversos outros microrganismos estão começando a ser utilizados como o fungo Metarhizium anisopliae.

Os defensivos químicos têm sido a principal ferramenta  para controle de emergência da praga. Contudo, no longo prazo, os produtos de controle biológico têm surgido como uma alternativa eficaz e sustentável para os produtores.

 

Fonte: Jsppa, publicado em 17/11/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close