NOVAS TECNOLOGIAS

Estudos inéditos mostram que descargas elétricas podem auxiliar no controle de nematoides


Descargas elétricas podem auxiliar no controle de nematoides, demonstra estudos inéditos do Instituto Biológico de São Paulo (IB) e Funep (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão) apresentadas oficialmente no 37º Congresso Brasileiro de Nematologia, que se encerrou na quinta-feira em Ribeirão Preto, SP.

De acordo com os dados da pesquisa, as descargas elétricas controlaram até 90% da população de Meloidogyne incognita na cultura da soja. Na cana-de-açúcar houve redução de 88% do nematoide Pratylenchus zeae, além de redução de 83% na população de Meloidogyne javanica.

Nos experimentos foi usada a tecnologia da empresa Zasso AG em condições controladas, avaliando-se o número de nematoides ativos (vivos) extraídos do sistema radicular das plantas após os tratamentos com diferentes tempos de exposição das descargas elétricas, no período entre os anos de 2020 e 2021.

Na soja, o tratamento com descarga elétrica ocorreu 60 dias após a semeadura e a inoculação visando o controle de Meloidogyne incognita. De acordo com o relatório, foram registrados resultados “muito positivos na redução da população final dos nematoides nas raízes de soja em relação à testemunha”.

“Destaque para as parcelas que receberam o tratamento com 4 segundos de exposição, pois apresentaram estimativa de redução populacional de 90%”, conta o engenheiro agrônomo e diretor comercial da Zasso AG, Emílio Garnham.

Já na cana-de-açúcar, a pesquisa ocorreu com a aplicação elétrica 40 dias após o transplante e inoculação, com a descarga elétrica reduzindo “significativamente a população” de nematoides, explica Garnham.

Nos dois experimentos, as descargas foram aplicadas com o equipamento (protótipo) desenvolvido pela Zasso AG exclusivamente para o controle de nematoides e os parâmetros utilizados diferem de uma aplicação de capina elétrica para eliminar as plantas daninhas – que era o alvo inicial da tecnologia desenvolvida pela empresa.

Além do IB, a Unesp também testou a tecnologia da Zasso AG em plantas de soja no controle de nematoides.

Após serem coletadas as plantas e solo para verificar o efeito sobre as populações de nematoides encontradas, os tratamentos com descarga elétrica diminuíram o número de M. javanica e M. incognita nas raízes, com médias entre 48,3 e 98,6%, respectivamente, de controle.

Também foi avaliada a diminuição na população de Heterodera glycines nas raízes e ainda de cistos viáveis no solo. “No geral, houve redução na população de todas as espécies de nematoides no solo e também semelhante nas raízes”, completa o engenheiro agrônomo.

 

Fonte: AgroLink – Leonardo Gottems, 05/08/2022

Fonte da Imagem: br.freepik.com

Tags

Notícias Relacionadas

Close