NOVAS TECNOLOGIAS

Genes de resistência à ferrugem-asiática foi identificada através da parceria entre 2Blades e Bayer


A 2Blades, em parceria com a Bayer Crop Science, anunciou o sucesso de um projeto iniciado em 2018 e estendido em 2023 para identificar genes de resistência contra a ferrugem-asiática da soja. O projeto contou com o apoio do The Sainsbury Laboratory, no Reino Unido, e da Universidade Federal de Viçosa de Minas Gerais.

A ferrugem-asiática da soja é uma das maiores pragas que ameaçam à produção do grão no mundo, conforme destacou Ty Vaughn, chefe de biotecnologia de plantas da Bayer Crop Science. A doença, causada pelo fungo aerotransportado Phakopsora pachyrhizi, pode resultar em perdas rápidas de até 90% da safra em apenas 3 semanas após a infecção inicial. A ferrugem-asiática prospera em regiões tropicais, com perdas superiores a US$ 10 bilhões desde 2001. Embora fungicidas tenham sido usados historicamente para combater o fungo, o patógeno está rapidamente adaptando-se e desenvolvendo tolerância a esses controles químicos.

Em busca de medidas mais eficazes contra a ferrugem-asiática, a 2Blades e a Bayer Crop Science se empenharam em identificar novas fontes de resistência genética para uma proteção sustentável e ambientalmente amigável contra o patógeno. Além de identificar genes de resistência, os cientistas alcançaram avanços significativos na compreensão da complexidade molecular de P. pachyrhizi, incluindo a montagem de sua sequência genômica completa.

Kamil Witek, líder do grupo 2Blades no The Sainsbury Laboratory, destacou que esse marco é um testemunho do que pode ser alcançado por meio da colaboração e do compromisso compartilhado com o avanço de novas abordagens inovadoras contra doenças de grandes culturas. O professor Sergio Brommenschenkel, da Universidade Federal de Viçosa e sua equipe trouxeram conhecimentos significativos em genética de leguminosas tropicais e experiência direta no cultivo de soja no Brasil, contribuindo para o sucesso do projeto.

Nick Talbot, diretor executivo do The Sainsbury Laboratory, expressou entusiasmo ao contribuir para esse importante marco, conectando descobertas laboratoriais a soluções práticas que protegem os rendimentos globais de soja. A 2Blades mantém os direitos dessas descobertas para uso em programas destinados a pequenos agricultores em países de baixa renda e com déficit alimentar. Em 2023, a empresa lançou um programa para ajudar agricultores africanos a proteger suas lavouras de soja contra a ferrugem-asiática.

Fonte: Revista Cultivar, publicado em 16/02/2024

Fonte da imagem: Freepick

Tags

Notícias Relacionadas

Close