NOTÍCIAS

Protestos de agricultores e o peso deles na Europa


O mundo tem acompanhado os protestos dos produtores rurais na Europa. A primeira linha de insatisfação está diretamente relacionada ao aumento do aperto sobre a legislação ambiental europeia. Há regras que foram impostas por lá sobre os agricultores que, praticamente, inviabilizam a produção. Por exemplo, a redução do uso de adubos nitrogenados e defensivos.

Somado a isso, ao aumento do diesel impacta diretamente na produção, aumentando o custo de produção e exigências legais para a manutenção das atividades produtoras.

Já a segunda linha de reivindicação tem a ver com a natureza protecionista do agronegócio europeu, que tem raízes antigas desde a formação do bloco lá na década de 1950. Por exemplo, os governos europeus têm buscado acordos comerciais com outros blocos econômicos, especialmente com o Mercosul, para aquisição de produtos agropecuários. Isso incomodou os produtores locais, em especial a França, que é muito protecionista, e quem mais recebe recursos dos governos.

Ou seja, os produtores europeus não querem que outros países acessem comercialmente a Europa e parece, de fato, que o acordo pode não se concretizar por conta disso, já que necessita ser aprovado pelos parlamentos de todos os países europeus. O resultado para o Brasil deve ser negativo, já que o acordo poderia trazer maiores volumes de exportações.

 

Fonte: Forbes, publicado em 09/02/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close