NOVAS TECNOLOGIAS

I.A avalia se a proteção biológica da colheita é necessária


No caso de doenças e pragas nas lavouras, é importante intervir o mais rápido possível. E seria ainda melhor se uma ação pudesse ser tomada imediatamente após a detecção. A Unidade de Negócios de Horticultura com Efeito de Estufa da Universidade e Pesquisa de Wageningen está trabalhando com vários parceiros europeus no desenvolvimento de proteção biológica totalmente automática para este fim. O WUR está estudando modelos de computador de autoaprendizagem que decidem se a proteção biológica de culturas é necessária com base em imagens digitais.

No projeto europeu OPTIMA, WUR tem trabalhado em conjunto com parceiros da Grécia, França, Itália, Espanha, Bélgica e Portugal desde 2018. Cada parceiro se concentra em uma parte diferente do projeto de pesquisa, como a técnica de pulverização ou um sistema de apoio à decisão.

A WUR desenvolveu três chamadas ‘câmeras inteligentes’ para as plantações. Essas câmeras podem reconhecer doenças – por meio de algoritmos e reconhecimento de imagem. Para tanto, os especialistas em cultivo avaliaram as fotos das lavouras em questão: indicaram a posição das infecções nas fotos. Com algoritmos de aprendizado profundo, as câmeras aprenderam a reconhecer doenças. 

A pesquisa com as câmeras será concluída em meados de 2022, quando o WUR publicará uma ‘prova de conceito’. A OPTIMA é financiada pelo programa Horizonte 2020 europeu. Mais informações podem ser encontradas no site dedicado.

 

Fonte: AgroPages, 16/12/2021

Fonte da Imagem: PiotrZakrzewski – Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close