NOVAS TECNOLOGIAS

Novas tecnologias permitem avanço nas formulações de defensivos


Os defensivos são muito importantes para manter a produção elevada de culturas como frutas, verduras e grãos. Sem esses produtos, a produtividade diminuiria consideravelmente.

Segundo uma edição recente do AgriBusiness Global DIRECT, uma estratégia que surge para otimização do uso de defensivos é a nanotecnologia nas formulações. O uso de nanopartículas tem mostrado propriedades importantes para aumentos de eficácia dos produtos. Devido ao tamanho muito reduzido das partículas, há um aumento na área de superfície do ativo, o que permite uma penetração melhor e mais rápida no alvo, reduzindo as perdas. Essas nanopartículas podem ser usadas como ingredientes ativos em nanoformulações ou incorporadas em nanocarreadores.

Outra técnica que pode ser utilizada na formulação de pesticidas é a microencapsulação. Além de melhorar a segurança, regula a taxa de liberação do produto e protege o ativo de variações ambientais. Alguns defensivos que utilizam essa tecnologia já estão disponíveis para uso, melhorando o manuseio, a eficácia em campo e a adesão aos alvos.

As formulações mais tradicionais de defensivos apresentam alguma limitações no que diz respeito a eficácia, o que tem feito com que a indústria agrícola buscasse avanços tecnológicos tais como o uso das nanopartículas e a microencapsulação. De maneira geral, é fato que os defensivos são essenciais para a produção agrícola em altos níveis e essas novas tecnologias de formulação oferecem soluções promissoras para aumentar ainda mais a eficácia dos produtos, elevados rendimentos das colheitas.

 

Fonte: AgriBusiness Global, publicado em 12/11/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close