NOVAS TECNOLOGIAS

Película em forma de saco protege plantas de nematoides


Pesquisadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveram uma película capaz de proteger as raízes das plantas dos nematoides das galhas radiculares (espécie Meloidogyne spp.). A película tem formato de saco e é feita à base de papel reciclado, polímeros biodegradáveis e bionematicidas para o controle da praga. Segundo a Universidade, esta estratégia de controle é “inovadora, sustentável, prática e de baixo custo” e está sendo otimizada.

O defensivo biológico utilizado é proveniente de resíduos do processamento do fruto da nogueira, não apresentando, portanto, impactos negativos ao meio ambiente. A liberação do composto ocorre internamente e externamente ao saco, o que permite uma proteção à planta nos dois sentidos.

O produto não gera resíduos, pois ao final do processo este é degradado por outros organismos que não são afetados pelo nematicida, além da temperatura e humidade.

De acordo com os cientistas, este saco vai impedir que os parasitas se instalem no sistema radicular da planta e completem o seu ciclo de vida. Segundo os pesquisadores, um dos próximos passos será avaliar melhor como os organismos não-alvo afetam na degradação do ProBag.

Fonte: Agrolink, por Leonardo Gottems, 16 de Junho de 2023

Fonte da Imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close