NOVAS TECNOLOGIAS

Pesquisa desenvolve sistema inovador para aplicação de herbicidas


Um sistema inovador de aplicação de herbicida pode revolucionar a maneira como os administradores agrícolas e ambientais lutam contra as ervas daninhas invasoras. O método engenhoso usa cápsulas cheias de herbicida perfuradas nas hastes de ervas daninhas lenhosas invasivas e é mais seguro, mais limpo e tão eficaz quanto sprays de herbicida, que podem ter impactos negativos para a saúde dos trabalhadores e das áreas circundantes.

Ph.D. A candidata Amelia Limbongan, da Escola de Agricultura e Ciências Alimentares da University of Queensland, na Austrália, disse que o método era altamente eficaz contra uma ampla variedade de espécies de ervas daninhas, que representam uma grande ameaça aos sistemas de cultivo e pastagem.

“Ervas daninhas lenhosas, como o arbusto Mimosa, sufocam o crescimento das pastagens, impedem o agrupamento e causam danos físicos e financeiros aos animais e propriedades. Este método de controle de ervas daninhas é prático, portátil e muito mais conveniente do que outros métodos e já vimos vários operadores profissionais e conselhos adotando essa abordagem”, disse Limbongan.

A portabilidade e conveniência do sistema, juntamente com sua eficácia e segurança comprovadas, significa que o herbicida encapsulado pode ser usado em uma variedade de configurações e locais em todo o mundo.

“Este método usa 30% menos herbicida para matar ervas daninhas e é tão eficaz quanto abordagens mais intensivas em mão de obra, o que economizará tempo e dinheiro valiosos para agricultores e silvicultores”, disse Limbongan.

O professor Victor Galea disse que o processo usou um aplicador mecânico chamado InJecta, que rapidamente fez um orifício na haste da erva daninha, implantando uma cápsula solúvel contendo o herbicida seco e selando a cápsula na haste com um tampão de madeira, evitando a necessidade para pulverizar sobre grandes áreas de terra.

“O herbicida é então dissolvido pela seiva da planta e mata a erva daninha por dentro e, devido à pequena quantidade de herbicida usado em cada cápsula, não causa vazamento”, disse o professor Galea.

“Outra razão pela qual este sistema de distribuição é tão útil é que ele protege as plantas não-alvo, que muitas vezes são danificadas por contato acidental ao usar métodos tradicionais como a pulverização.”

Os pesquisadores continuam testando o método da cápsula em várias espécies diferentes de ervas daninhas e têm vários produtos semelhantes em linha para distribuição, que ajudarão os agricultores, silvicultores e gestores ambientais a eliminar as ervas invasoras.

Mais três produtos estão sendo preparados para registro e planejamos expandir essa gama ao longo do tempo.

 

Fonte: AgroLink, 03/12/2021

Fonte da Imagem: wirestock – br.freepik.com

 

Tags

Notícias Relacionadas

Close
Optimized with PageSpeed Ninja