NOVAS TECNOLOGIAS

Pesquisadores desenvolvem kit para detecção de insetos resistentes à defensivos na China


Spodoptera frugiperda, popularmente conhecida como lagarta do cartucho, é uma praga com alto impacto destrutivo e com grande relevância no segmento de proteção de cultivos. Dada a importância do inseto, este recebeu um alerta global da ONU para Alimentação e Agricultura.

Desde sua introdução na China em 2018, a praga se espalhou rapidamente para muitas províncias e é prejudicial a uma variedade de cultivos. Atualmente, o controle químico ainda é um método eficaz para controlar os danos de S. frugiperda. Contudo, a população do inseto presente na China, originária de regiões tropicais e subtropicais das Américas, desenvolveu resistência a diferentes classes de inseticidas, incluindo piretróides, organofosforados e bisamidas.

O uso de concentrações mais elevadas desses defensivos para controle da praga, resultarão na seleção ainda mais acelerada de indivíduos resistentes, até que os produtos tradicionais não apresentem mais efeitos. Buscando mitigar esse impacto, uma das principais estratégias se baseia no desenvolvimento de um plano de gestão da resistência aos pesticidas, no qual tem como um pré-requisito o monitoramento das pragas.

Os métodos atuais de avaliação do nível de resistência da lagarta do cartucho,apresentam limitações em relação a sua complexidade. Enquanto os resultados levam dias para serem obtidos, os produtores agrícolas necessitam de dados ​​num curto período de tempo, tornando necessário o desenvolvimento de um método confiável e rápido de detecção dessa resistência e correlacioná-lo com a eficácia de campo dos inseticidas correspondentes.

Buscando essa solução, a equipe de inovação em genômica de insetos agrícolas do Instituto de Genômica Agrícola da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas desenvolveu um kit para triagem rápida de inseticidas de controle à S. frugiperda.

Esta tecnologia pode ser usado para detectar rapidamente (dentro de 1 a 2 horas) a resistência da praga à moléculas como clorantraniliprole, clorpirifós, foxim, bifentrina, deltametrina e beta-cialotrina. Ademais, o produto pode ser utilizado diretamente no campo, sem a necessidade de transferir insetos do campo para dentro o laboratório.

Ainda com uso restrito à China, o equipamento pode representar um grande aliado na detecção de indivíduos resistentes, consequentemente levando a um controle mais rápido, eficiente e uma melhora na produtividade das culturas.

Fonte: Agropages, publicado em 27/09/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close