SUSTENTABILIDADE

Inoculantes biológicos podem auxiliar agricultores durante o El Niño


O fenômeno climático El Niño já é uma realidade e, por impactar na distribuição de chuvas, se torna preocupante para os produtores agrícolas no Brasil. De maneira geral, o fenômeno tende a leva ao excesso de chuvas na região Sul e à estiagem no Centro-Oeste, um dos principais polos de produção de grãos do Brasil.

Índices pluviométricos mais baixos durante o El Niño nessa região podem representar um desafio para os agricultores. Nesse cenário, o uso de inoculantes biológicos pode representar uma boa solução. De maneira geral, esses inoculantes estimulam o desenvolvimento das raízes e aumentam a disponibilidade de nutrientes, pela ação de microrganismos fixadores de nitrogênio. Assim, os efeitos do período da seca são atenuados.

De acordo com Fernando Bonafé Sei, gerente de serviços técnicos da Novozymes, os microrganismos biológicos aumentam a disponibilidade de nitrogênio e fósforo, promovendo um maior desenvolvimento das raízes das plantas. Isso resulta em uma melhora na capacidade das plantas em obter água e nutrientes do solo. Por fim, temos plantas mais resilientes em condições adversas, com uma capacidade reforçada de absorver água e nutrientes.

Vale ressaltar que o nitrogênio é um dos nutrientes mais exigidos pela cultura da soja. Para produzir uma tonelada de soja, são necessários cerca de 80 quilos desse elemento, que pode ser obtido de forma natural através do processo de fixação biológica.

A Embrapa Agropecuária Oeste, destaca a atenção para a definição do momento de semear diante de condições climáticas extremas. Essa precaução oferece mais segurança, mitigando os efeitos prejudiciais do calor excessivo no solo, que pode prejudicar o desenvolvimento de sementes de soja recém-semeadas.

De maneira geral, em tempos de El Niño e desafios climáticos, os inoculantes biológicos se destacam como aliados essenciais para os agricultores, promovendo plantas mais resistentes e produtivas em condições adversas.

 

Fonte: Agrolink, publicado em 10/10/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close