NOVAS TECNOLOGIASUSO E APLICAÇÃO

Estudos mostram ser necessária nova abordagem para lidar com resistência dos insetos a biopesticidas


As pragas de insetos que atacam as plantações têm poderes extraordinários para desenvolver resistência a pesticidas mais verdes, e é necessária uma nova maneira de gerenciar os riscos de resistência, de acordo com uma análise dos acadêmicos da Universidade de Stirling.

Por mais de 70 anos, a resposta da agricultura à resistência de pesticidas tem sido buscar novos pesticidas em uma corrida sem fim para acompanhar a evolução das pragas.

Os pesquisadores agora propõem uma nova maneira de sair dessa rotina, à medida que os agricultores adotam a revolução verde em andamento no controle de pragas, mudando para biopesticidas derivados de organismos naturais.

A evolução da resistência aos biopesticidas – uma ferramenta crucial no desenvolvimento da proteção sustentável de cultivos – tem enormes implicações para a segurança alimentar em todo o mundo à medida que a população global cresce.

Em uma tentativa de enfrentar esse desafio emergente, os pesquisadores implantaram princípios da ciência ecológica evolutiva fundamental e propuseram uma estrutura prática para gerenciar os riscos da evolução da resistência a biopesticidas.

Eles sugerem que os agricultores podem ajudar a gerenciar os riscos de resistência plantando uma diversidade maior de culturas e usando vários biopesticidas.

O estudo foi financiado por uma parceria internacional conjunta do Newton Fund entre o Conselho de Pesquisa em Biotecnologia e Ciências Biológicas (BBSRC) no Reino Unido e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no Brasil, juntamente com o Conselho Sueco de Pesquisa (Vetenskapsrådet).

Cientistas da Faculdade de Ciências Naturais de Stirling, trabalhando com colegas da Universidade de Gotemburgo e da Universidade Estadual de São Paulo, realizaram uma síntese das pesquisas existentes sobre biopesticidas e argumentaram que a evolução da resistência já está ocorrendo e provavelmente se espalhará à medida que o uso de biopesticidas continuar a aumentar.

Dr. Matthew Tinsley, Professor Sênior em Ciências Biológicas e Ambientais na Universidade de Stirling, disse: “As pessoas estão cegas – elas pensam que como os biopesticidas são derivados de fontes naturais, será mais difícil para as pragas desenvolverem resistência, mas ainda precisamos se preocupar com a resistência das pragas a esses novos agentes”, e ainda: “O prazo para desenvolver biopesticidas é de cinco a dez anos, então, se esperarmos para agir, perderemos esses novos agentes porque as pragas já terão evoluído”, complementou o Dr. Matthew.

A Dra. Rosie Mangan, pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Stirling, acrescentou: “São necessárias novas abordagens de gerenciamento de resistência para esses produtos de proteção de cultivos, a fim de evitar a mesma rotina de invenções e perdas que aconteceu com os pesticidas químicos. Nossa perspectiva argumenta que os agricultores podem ajudar a gerenciar os riscos de resistência plantando uma maior diversidade de culturas e usando vários biopesticidas. Isso reduzirá a propagação da resistência e ajudará a manter os biopesticidas eficazes a longo prazo”.

 

Fonte: Hortidaily, 15/03/2023

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close