NOVAS TECNOLOGIAS

Startup cria robô que pode eliminar até 100 mil ervas daninhas por hora


A Carbon Robotics, startup sediada em Seattle, nos Estados Unidos, construiu um robô agrícola que promete eliminar até 100 mil ervas daninhas por hora graças a lasers de precisão, câmeras de alta resolução e sistema de inteligência artificial (IA).

O robô conta com 12 câmeras apontando para as fileiras das lavouras. As imagens são enviadas para o sistema de IA, que é capaz de identificar as plantas em tempo real. Quando uma erva daninha é detectada, um laser dispara e a mata instantaneamente.

Paul Mikesell, CEO e fundador da startup, diz no site da empresa que a IA e a machine learning machine estão criando eficiências em uma variedade de setores, incluindo o agrícola. “Nosso objetivo é criar ferramentas que abordem seus problemas mais desafiadores, incluindo o manejo e a eliminação de ervas daninhas.”

Segundo a empresa, o uso do robô permite que os agricultores usem menos herbicidas e reduzam a mão-de-obra para remover plantas indesejadas, além de criar caminhos sustentáveis para a produção orgânica e regenerativa.

“Acho que esta será a maior revolução dos herbicidas na agricultura”, disse ao site Fast Company, James Johnson, agricultor de quarta geração que administra uma fazenda do Novo México e testou o robô este ano.

A empresa diz que já estão esgotadas as 2.021 unidades produzidas da máquina, que leva o nome de Carbon Robotics Autonomous Weeder, mas aceita novas encomendas. O preço não foi divulgado.

Fonte: GloboRural, 15/09/2021

Fonte da Imagem: Imagem de wojt16 por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close