NOTÍCIAS

Paquistão sofre com doença de morte súbita dos citros


O Paquistão tem sofrido com a doença de morte súbita dos citros (MSC), principalmente no distrito de Toba Tek Singh, da principal área produtora de citros da província de Punjab.

A doença que surgiu pela primeira vez no Brasil no início dos anos 2000 se espalhou para outros países como Argentina, Paraguai, Austrália, Paquistão e a África do Sul. Entre as características da MSC desacatam-se: folhas claras ou verde-amareladas, desfolha parcial das árvores e menor quantidade de brotos novos. Em casos mais graves pode ocorrer ainda a morte da árvore. Não se tem certeza sobre o que causa a doença, porém suspeita-se que seja causada por um vírus, que pode ser transmitido por vetores como pulgões.

O Paquistão é um dos grandes produtores mundiais de citros. Essa produção contribui com cerca de 30% da produção total de frutas no país. Entre 2018 e 2022, a produção de citros do Paquistão aumentou de 2,35 milhões de toneladas para 2,55 milhões de toneladas, apesar disso, a área plantada sofreu uma redução de aproximadamente 20%.

 

Fonte: Agropages, publicado em 05/12/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close