SUSTENTABILIDADE

Anvisa alerta para uso excessivo de agrotóxicos em 13 alimentos examinados

Anvisa alerta para uso excessivo de agrotóxicos em 13 alimentos examinados


Uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisou o uso de defensivos agrícolas na produção de alimentos do Brasil e revelou que 13 hortifrútis possuem níveis de resíduos de agrotóxico acima do nível permitido.

Os alimentos com índices insatisfatórios foram: abacaxi, alface, arroz, cenoura, feijão, laranja, maça, mamão, morango, pepino, pimentão e o tomate. O morango registrou o maior acumulo de defensivos com 32% acima do limite.

Os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) mostram ainda que 36% das amostras de 2011 e 29% das amostras de 2012 apresentaram resultados negativos com índices acima do limite permitido ou com agrotóxicos não autorizados como o azaconazol e o tebufempirade. Por isso, a Anvisa cogita que estes produtos podem ter entrado no Brasil por contrabando.

O aspecto positivo do PARA, porém é que a capacidade dos órgãos locais em identificar a origem do alimento vem aumentando permitindo que medidas corretivas sejam adotadas. Em 2012, 36% das amostras puderam ser rastreadas até o produtor e 50% até o distribuidor do alimento.

Os dados da pesquisa podem ser acessados no site da Anvisa.

Fonte: Agrolink – Lucas Rivas 

01/11/2013

Notícias Relacionadas

Close