SUSTENTABILIDADE

Brasil é referência mundial na reciclagem de embalagens de agroquímicos


O Brasil é, atualmente, referência mundial quando o assunto é reciclagem de embalagens de pesticidas, com o reaproveitamento de 95% dos recipientes utilizados no país. Durante a reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária realizada nesta terça-feira (21), o diretor-presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), João Cásar Rando, destacou que todas as embalagens de defensivos agrícolas vendidos no país são recicladas, transformadas novamente em embalagem do mesmo produto ou incineradas em local apropriado.

“Ao longo de 20 anos, constituímos um programa de logística reversa que garante a destinação ambientalmente correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas reconhecido mundialmente e que se tornou referência para outros setores,” disse o presidente.

João César explica que na França, por exemplo, o índice de reaproveitamento é de 77%; no Canadá e na Alemanha, de 73%, e no Japão, de 50%. “Nos Estados Unidos, país desenvolvido, com dimensões na agricultura parecidas com as do Brasil, esse índice é de 33%,” completou.

A cadeia desenvolvida pelo Sistema Campo Limpo, programa instituído pelo Inpev, é referência em logística reversa e exemplo de aplicação do conceito de economia circular. Segundo João Cesar Rando, o Sistema possibilita que, de cada 100 embalagens vendidas, 93 retornem ao processo produtivo após seu uso no campo.

O Sistema Campo Limpo reúne a indústria fabricante, o canal de distribuição, os agricultores e o poder público. Cada um desses elos tem seu papel e sua responsabilidade definidas por Lei para promover a logística reversa e dar destinação ambientalmente adequada às embalagens de defensivos agrícolas.

 

Fonte: Jornal Dia a Dia, 26/06/2022

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close