SUSTENTABILIDADE

Embrapa e UFLA utilizam resíduo de inseto para combater doenças em tomates


Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Embrapa identificaram que o resíduo da produção comercial da larva de Tenebrio molitor, inseto comumente utilizado na alimentação animal, tem um efeito supressivo sobre dois patógenos importantes para a agricultura: o fungo Fusarium oxysporum e o nematoide Meloidogyne incognita.

Experimentos laboratoriais avaliaram os efeitos desses resíduos sobre a germinação de esporos e sobre o crescimento do fungo Fusarium oxysporum. Os cientistas também avaliaram efeitos sobre a eclosão, a mobilidade e a mortalidade de juvenis de Meloidogyne incognita. Os resultados revelaram uma redução significativa na germinação dos esporos do fungo, chegando a até 84%, e uma redução impressionante na eclosão do nematoide, alcançando 97%.

Além disso, o estudo pioneiro revelou que a incorporação e incubação do resíduo da larva de Tenebrio molitor ao solo promove o crescimento e o desenvolvimento das plantas ao aumentar a quantidade de nutrientes disponíveis. O trabalho mostrou ainda que não é tóxico às plantas, isto é, não causa fitotoxicidade. Além disso, o resíduo contém uma microbiota benéfica que produz substâncias essenciais para o desenvolvimento saudável das plantas. Um dos componentes encontrado no resíduo é a quitina, um polímero que traz diversos benefícios à agricultura.

O pesquisador da UFLA João Pedro Gondim destaca a importância do estudo, ressaltou “A pesquisa demonstrou científica e tecnicamente as vantagens do uso do resíduo de Tenebrio molitor, não só para as biofábricas de insetos e os usuários do resíduo, mas também para os produtores e os profissionais da área agrícola. Observamos um aumento significativo na biomassa aérea e radicular das plantas e evidenciamos os mecanismos de ação que suprimem populações desses patógenos.”

Os patógenos em questão, como o fungo Fusarium oxysporum e os nematoides do gênero Meloidogyne, representam uma constante ameaça para os agricultores, resultando em perdas econômicas consideráveis e desafios significativos para a segurança alimentar. Estima-se que esses patógenos causem prejuízos que alcançam bilhões de dólares anualmente em todo o mundo.

No Brasil, existe uma estimativa de que as perdas decorrentes por ação dos nematoides estão em R$ 65 bilhões por ano, principalmente devido à intensa exploração do solo e à sequência de culturas suscetíveis a esses fitopatógenos. Por isso, os resultados da pesquisa indicam um potencial solução eficaz e sustentável para minimizar esses problemas.

Testes em condições controladas demonstraram também efeito eliminatório através do resíduo sobre a murcha-deFusarium em tomateiro. Observou-se uma redução significativa de 18% na severidade da doença, e um aumento surpreendente no desenvolvimento das plantas de até 328%.

Além disso, foram realizados testes em condições de campo para investigar os efeitos da aplicação do resíduo ao solo sobre a população de nematoides e a produtividade das plantas de tomate. Os resultados desses experimentos demonstraram uma redução notável na população de nematoides, chegando a 88%, e um aumento substancial na produtividade de frutos das plantas, atingindo 163%.

A pesquisa também envolveu experimentos adicionais para avaliar a contribuição dos compostos voláteis para a atividade antifúngica e nematicida do resíduo e para compreender melhor os mecanismos envolvidos na sua ação biológica.

Wagner Bettiol, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, afirmou “Os resultados desses experimentos forneceram insights valiosos sobre o potencial do resíduo da larva de Tenebrio molitor no controle de doenças que afetam culturas agrícolas, fornecendo uma base sólida para os resultados e conclusões apresentados no estudo”.

Bettiol relata que os resultados oferecem uma visão promissora sobre o potencial do resíduo da larva de Tenebrio molitor como uma ferramenta eficaz no controle de doenças do tomateiro e de outras culturas agrícolas. Além disso, a abordagem representa um avanço significativo no campo da agricultura sustentável e pode desempenhar um papel crucial na garantia da segurança alimentar global, de acordo com o pesquisador.

Segundo o cientista, esse estudo tem potencial de garantir maior retorno da produção comercial de Tenebrio molitor, pois vai agregar valor ao resíduo gerado na produção dessa importante proteína animal. Além disso, há perspectiva de que produtos sejam disponibilizados caso empresas do setor enxerguem potencial no mercado brasileiro.

Fonte Revista Cultivar, publicado em 02/04/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close