SUSTENTABILIDADE
Empresa desenvolve spray protetor “inofensivo” para combater o greening da cultura de citros
Na Flórida, a indústria cítrica tem enfrentado desafios significativos devido ao greening que ocorre na cultura de citros, uma doença transmitida por um pequeno inseto. O impacto dessa doença tem sido profundo, com a produção de laranja do estado caindo de 148 milhões de caixas na temporada 2005-2006 para pouco mais de 15,8 milhões de caixas na temporada 2022-2023. Este declínio resultou na perda de receitas dos produtores no valor de US$ 2,9 bilhões e de 7.500 empregos ao longo de oito anos, conforme relatado pelo Departamento de Citrus da Florida.
Um produto inovador, foi criado pela empresa bioquímica Elemental Enzymes, sediada no Missouri, que desenvolveu o Vismax, um spray protetor não tóxico. Esse produto recebeu aprovação da EPA em 2023, e atua desencadeando uma resposta imunológica nas árvores cítricas, permitindo o combate do greening dos citros de forma mais eficaz do que os métodos tradicionais. Esta abordagem inovadora não só oferece esperança para a recuperação das plantações de laranja da Florida, mas também apresenta uma solução potencial para várias doenças das culturas nos Estados Unidos.
A Elemental Enzymes colaborou com a Nutrien para distribuir Vismax sob a marca Aura, que inicialmente será aplicado nas fazendas da Flórida e tem planos de expandir sua aplicação para outras culturas. “As vias que estamos desencadeando podem funcionar em muitas doenças porque muitos micróbios e fungos evoluíram em torno deste mecanismo vegetal”, disse Katie Thompson, CEO da Elemental Enzymes.
Fonte: Fresh Plaza, publicado em 16/05/2024
Fonte da imagem: Freepik