SUSTENTABILIDADE

Paraná destina 108 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos por ano


O Paraná recolhe, aproximadamente, 99% das embalagens vazias de defensivos agrícolas utilizadas no estado. De acordo com o engenheiro agrônomo do Instituto Água e Terra (IAT), Rui Leão Mueller, tal índice representa 108 mil toneladas do produto, o que corresponde a cerca de 13 a 14 milhões de unidades por ano.

“Imagine se não tivéssemos esse sistema, onde estariam essas embalagens? Antes, elas iam para reciclagem clandestina, queimava-se a céu aberto ou enterravam, o que era a nossa recomendação, mas hoje é proibido. Tínhamos diversas situações que hoje estão praticamente resolvidas em função desse recolhimento que existe no sistema integrado entre o estado, as indústrias fabricantes e os revendedores”.

O Sistema Campo Limpo conta com mais de 400 unidades de recebimento, localizadas em 26 Estados e no Distrito Federal e geridas por associações. No site da iniciativa é possível visualizar a quantidade de embalagens vazias de defensivos retiradas do meio ambiente de 2002 até o momento. Atualmente o número se aproxima das 670 mil toneladas.

 

Fonte: Canal Rural, 17/06/2022

Fonte da Imagem:Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close