NOVAS TECNOLOGIASUSO E APLICAÇÃO

Pesquisa sequencia genoma do fungo causador da ferrugem da soja


A ferrugem asiática é uma praga para as lavouras do país. Na soja, ela pode levar a perdas de até 90%, enquanto os custos de manejo para os agricultores excedem US$ 2 bilhões (R$ 5,12 bilhões) por safra, somente no Brasil.  Encontrar soluções que amenizem essa perda é um dos desafios para a pesquisa na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Na última quarta-feira (15), a Embrapa anunciou a publicação de um artigo com a participação dela e de outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais sobre avanços obtidos com o sequenciamento e montagem de três genomas do fungo causador da ferrugem asiática da soja. Essa novidade pode ajudar no avanço da compreensão da adaptabilidade desta doença que é uma das principais dores dos produtores da oleaginosa.

“A ferrugem é um dos nossos maiores desafios fitossanitários, porque o fungo é capaz de se adaptar às estratégias de controle, seja pela perda da sensibilidade aos fungicidas ou pela quebra da resistência genética presente nas cultivares de soja”, explica Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja (PR).

“Com o genoma mapeado, podemos analisar o contexto da doença e o histórico de mutações, possibilitando que nos antecipemos às novas possíveis variações do fungo”, pontua Dirceu Ferreira Junior, líder de inovação aberta na divisão agrícola da Bayer para a América Latina. “A partir dessas informações, também conseguimos aperfeiçoar o manejo e as soluções contra o fungo, além de gerar insights para o desenvolvimento de sementes com tecnologias de proteção à ferrugem asiática.”

 

Fonte: Forbes, 20/06/2022

Fonte da Imagem:Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close