SUSTENTABILIDADE

Pesquisas realizadas por cientistas buscam desenvolvimento de proteção biológica para culturas


Dr. Vladimir Vujanovic e Dr. James Germida, cientistas da Universidade de Saskatchewan (USask), desempenharam papel fundamental na implantação de um projeto para  proteção biológica para culturas. A nova tecnologia, baseada na utilização de micróbios desde a fase de semente, promete transformar a agricultura.

Os cientistas, em parceria com a USask, patentearam e licenciaram sua invenção, resultando em um novo bionematicida. Esse defensivo, feito a partir de fontes biológicas, aponta nematoides parasitas de plantas, oferecendo uma solução eficaz para agricultores.

O produto, biotrinsic Z15, foi desenvolvido e lançado pela Indigo Ag, já disponível para agricultores na temporada de plantio de 2024 em culturas como soja e milho. Além de proteger contra nematoides prejudiciais, o Z15 também demonstrou melhorar os rendimentos das culturas testadas.

Georg Goeres, chefe global de produtos biológicos da Indigo Ag, ressaltou que apesar de haver vários produtos nematicidas disponíveis – tanto sintéticos quanto biológicos – os nematoides císticos da soja continuam a se espalhar geograficamente, e as perdas econômicas estão aumentando. Os nematoides císticos da soja sozinhos causam uma estimativa de US$ 1,5 bilhão em perdas de colheitas nos EUA. Os agricultores precisam de novos produtos eficazes para combater essas pragas. O biotrinsic Z15 combina múltiplas ações defensivas e protetoras, oferecendo uma nova escolha eficaz para os agricultores.

Os pesquisadores destacam que o uso de produtos biológicos para proteger culturas não só aumenta a produção de alimentos, mas contribui para a sustentabilidade agrícola e segurança alimentar global. A tecnologia representa uma colaboração bem-sucedida entre diversas áreas de pesquisa, ressaltando o papel crucial da academia na busca por soluções inovadoras para os desafios da agricultura moderna.

 

Fonte: Agrolink – Leonardo Gottems, publicado em 13/03/2024

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close