SUSTENTABILIDADE

Quase 25% dos defensivos formulados registrados em 2023 são de baixo impacto


No dia 29 de dezembro de 2023, foi publicado no Diário Oficial da União o Ato nº 60 do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, trazendo o registro de 55 defensivos formulados, ou seja, produtos que estarão diretamente a disposição dos agricultores. Desse número, 19 são produtos classificados com sendo de baixo impacto ambiental.

Com esta última publicação, 2023 finalizou com um total de 365 defensivos registrados, sendo que 90 desses produtos são considerados de baixo impacto, o que representa quase 25% do total. Isso evidencia o aumento crescente da preocupação com práticas mais sustentáveis.

Os produtos de baixo impacto, representados por produtos de origem biológica, produtos fitossanitários com uso aprovado para a agricultura orgânica, produtos semioquímicos e reguladores de crescimento são importantes tanto em relação as questões ambientais quanto por fornecer suporte fitossanitário a diversas culturas.

Com relação aos ativos que compõem os defensivos biológicos com registros publicados no Ato nº 60 estão principalmente bactérias do gênero Bacillus e fungos das espécies Metarhizium anisopliae e Trichoderma asperellum, que são ativos já utilizados em diversos produtos biológicos.

Ademais, destaca-se o registro de alguns produtos à base de ativos biológicos menos conhecidos como peptídeos derivados da proteína Harpin e os nematoides Heterorhabditis bacteriophora e Steinernema carpocapsae.

Vale ressaltar que todos os produtos que foram registrados foram analisados e aprovados por todos os órgãos responsáveis, seguindo os critérios necessários.

Fonte: Revista Cultivar, publicado em 29/12/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close