USO E APLICAÇÃO

Aplicações de fipronil por pulverização são suspensas pelo Ibama


Em uma medida publicada no Diário Oficial da União no dia 29 de dezembro de 2023, o Ibama suspendeu, como medida cautelar, as aplicações de defensivos agrícolas a base de fipronil por pulverização foliar em área total.

O inseticida é um ingrediente ativo presente em diversos defensivos e utilizado para controle de várias pragas em diferentes culturas. Porém, de acordo com o Ibama, os estudos têm mostrados que o produto é tóxico para abelhas.

A medida coloca um prazo de 90 dias, contados a partir da data da publicação do comunicado, para que os titulares de produtos que contenham fipronil como ingrediente ativo publiquem um folheto complementar, etiqueta ou outro meio eficaz, com a seguinte frase de advertência:

“Este produto é tóxico às abelhas. A aplicação aérea não é permitida. A pulverização foliar não dirigida ao solo ou às plantas, ou seja, aplicações em área total, não é permitida. Não aplique este produto em época de floração, nem imediatamente antes do florescimento ou quando for observada visitação de abelhas na cultura. O descumprimento dessas determinações constitui crime ambiental, sujeito a penalidades cabíveis e sem prejuízo de outras responsabilidades.”

A suspensão deve se manter até que o Ibama conclua a reavaliação ambiental do fipronil em m processo que se iniciou em setembro de 2022.

 

Fonte: Canal Rural, publicado em 02/01/2023

Fonte da imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close