SUSTENTABILIDADE
Tocantins ocupa terceiro lugar no raking nacional de evolução da destinação de embalagens vazias de Defensivos Agrícolas
Tocantins ocupa terceiro lugar no raking nacional de evolução da destinação de embalagens vazias de Defensivos Agrícolas
O estado do Tocantins evoluiu 99,9% na destinação final correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas, ficando atrás apenas dos estados de Piauí e Santa Catarina. Os dados comparativos avaliaram os meses de janeiro e fevereiro de 2014, em relação ao mesmo período de 2013. No total, o número de embalagens vazias do Estado passou de 26, 9 toneladas para 53,7 toneladas. Os dados são do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpeV).
De acordo com a chefa da divisão de inspeção vegetal da Adapec, Ingergleice Abreu, este resultado demonstra que os agricultores estão mais conscientes e que as ações desenvolvidas pela Agência têm dado certo. “Promovemos palestras e prestamos orientações nas propriedades rurais, para ressaltar a importância da responsabilidade socioambiental e da sustentabilidade da agricultura”, disse.
As unidades de recebimentos desses produtos também cresceram, passando de cinco para sete unidades em todo o Estado.
Devolução
No processo de devolução das embalagens vazias de agrotóxicos as responsabilidades são compartilhadas com todo o elo da cadeia de produção: indústria, distribuidores, poder público e agricultores. Cabe ao comerciante indicar na nota fiscal no ato da compra, o local para a devolução das embalagens vazias. No entanto, o agricultor deve adquiri tais produtos mediante o receituário agronômico. O produtor tem até um ano após a compra, para devolver a embalagem vazia na unidade de recebimento. Do contrário, estará sujeito a multa e as sanções conforme a legislação estadual.
Fonte: Surgiu.com
12/03/2014