SUSTENTABILIDADE
Unidade de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas será inaugurada em Gurupi
Unidade de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas será inaugurada em Gurupi
Os agricultores da região sul do Estado serão beneficiados com uma nova unidade de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas. A inauguração está marcada para ocorrer nesta quarta-feira, 12, às 8h, em Gurupi. A unidade será a 7º do Tocantins e tem a meta de chegar a armazenar anualmente 200 toneladas desse material.
A criação é iniciativa da Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários do Estado do Tocantins-Adiato, como o apoio da Agência de Defesa Agropecuária-Adapec e do Instituto de Processamento de Embalagens Vazias-InpEV. “O objetivo de todos os parceiros é dar a destinação adequada às embalagens vazias, seja reciclando ou incinerando este material”, disse a chefe de divisão da Adapec, Ingergleice Abreu.
Os comerciantes de defensivos agrícolas desta região terão que indicar na nota fiscal da compra o local para a devolução das embalagens vazias. Na própria embalagem constam as informações sobre o manuseio e a forma correta de armazenamento do produto até a sua devolução. O produtor tem até um ano após a compra, para devolver a embalagem vazia na unidade de recebimento. Do contrário, estará sujeito a multa e as sanções conforme a legislação estadual.
Os principais serviços realizados nas unidades são o recebimento de embalagens lavadas e não lavadas; Inspeção e classificação das embalagens entre lavadas e não lavadas; Emissão de recibo confirmando a entrega das embalagens pelos agricultores; Encaminhamento das embalagens às centrais de recebimento, entre outros. O InpEV ficará responsável por recolher as embalagens para destinação final.
A nova unidade está localizada no seguinte endereço: Via que liga Gurupi ao Aterro Sanitário da cidade (Lixão), lado esquerdo da estrada após a ponte, e funcionará em horário comercial.
Unidades de recebimento
O Tocantins conta com unidades também nos municípios de Tocantinópolis, Colinas, Araguaína, Lagoa da Confusão, Pedro Afonso e Silvanópolis. No Estado em 2013, as unidades recolheram 277,7 toneladas de embalagens vazias. “O sucesso do recolhimento destas embalagens está na responsabilidade compartilhada entre indústria, canais de distribuição, agricultores e o setor público, visando à preservação do meio ambiente e da saúde da população”, disse o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente.
Fonte: Surgiu.com
11/02/2014