USO E APLICAÇÃO

97,7% das amostras de pesticidas testadas na Índia atendem às rigorosas especificações de qualidade


A associação de fabricantes de agroquímicos Crop Care Federation of India (CCFI) por meio da RTI (Right to Information) conseguiu coletar e analisar dados sobre a qualidade de agroquímicos de 23 estados importantes e de alto consumo para a agricultura. Nos últimos 4 anos, um total de 2.51.728 amostras foram coletadas para testes de qualidade, das quais apenas 5.890 amostras não atenderam às especificações / foram consideradas abaixo do padrão.

“Os agroquímicos são um insumo agrícola essencial para minimizar as perdas de colheitas tanto no campo dos agricultores quanto durante o armazenamento. Este é um esforço contínuo para informar a mídia, governo, burocratas, fraternidade científica, comércio, comunidade agrícola e famílias para garantir a qualidade dos pesticidas indianos disponíveis em todo o país”, disse o Sr. Harish Mehta, Conselheiro Sênior, CCFI ao liberar as descobertas.

“Tem sido um esforço da Crop Care Federation of India (CCFI) reunir dados autênticos sobre várias questões enfrentadas pela fraternidade agroquímica”, mencionou o Sr. Mehta.

De acordo com a Lei de Inseticidas de 1968, para monitorar a qualidade dos pesticidas, 191 Inspetores de Inseticidas foram notificados pelo Governo Central, além de 10.303 Inspetores no nível estadual. As amostras são coletadas por esses Inspetores de Inseticidas e testadas em 70 Laboratórios Estaduais de Teste de Pesticidas e 2 Laboratórios Regionais de Teste de Pesticidas.

Os inspetores agrícolas extraem amostras de grandes, médias e pequenas empresas de marcas líderes e pequenas. Observou-se também que em vários casos, em repetições de testes, a porcentagem de amostras que atendem às especificações melhorou ainda mais.

Registro Abrangente de Pesticidas (CROP)

Sob o Ministério da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores, a Diretoria de Proteção de Plantas, Quarentena e Armazenamento desenvolveu uma plataforma técnica de solução de TI avançada ‘Registro Abrangente de Pesticidas’ (CROP) para melhorar a prestação de serviços com soluções de TI fáceis de usar e em tempo real sem qualquer intervenção manual.

O objetivo é integrar com todas as partes interessadas no sistema para eficiência e desenvolver um painel de controle em vários níveis hierárquicos, para gerar relatórios de MIS com base na exigência do dia a dia do Ministério, Departamento, CIB&RC e outras partes interessadas do sistema. Isso garantiria que apenas empresas/usuários registrados legítimos operassem no país.

O Sr. Mehta disse a Krishak Jagat: “Embora o painel mostre 9.113 usuários registrados em 16 de março de 2023, os números cairão drasticamente depois que os registrantes/candidatos concluírem seu KYC no portal CROP até 31 de janeiro de 2023, caso contrário, as contas de usuário de essas empresas/usuários não KYC serão congelados”.

Este é um processo contínuo de exclusão de operadores ilegais e garantia dos parâmetros de qualidade dos fabricantes legítimos. Segundo informações recebidas de 21 governos estaduais e 2 UT’s, existem 2.403 unidades fabricantes de agrotóxicos no país. (Fonte: Lok Sabha pergunta sem estrela nº 309 respondida em 15 de setembro de 2020).

“Devemos nos orgulhar da qualidade dos pesticidas fabricados localmente, que são exportados para mais de 130 países, atendendo a rigorosas especificações de qualidade. Esses números reforçam a posição factual, demolindo a propaganda falsa e a desinformação espalhadas por ONGs estrangeiras com interesses escusos e importando lobby para difamar os fabricantes locais que estão comprometidos com “Atmanirbhar Bharat” e “Make in India”, reiterou o Sr. Mehta.

 

Fonte: Krishl Jagat, 17/03/2023

Fonte da Imagem: Freepik

Tags

Notícias Relacionadas

Close