USO E APLICAÇÃO

Adepará deve realizar até maio a inspeção fitossanitária nas plantações de soja


O município de Paragominas, maior produtor de soja do Pará, está passando por inspeção fitossanitária pela equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará), de março até maio. O complexo da soja no Estado é o principal item de exportação do agronegócio, representando cerca de 25% do valor exportado pelo setor.

Em 2021, a soja foi o principal produto de exportação, alcançando US$ 813,38 milhões (39,36% do total do Estado), o equivalente a um ganho de 6,88% em relação ao mesmo período do ano anterior, e um volume de exportação de 1,96 milhão de toneladas.

Em nível nacional, a soja também é o principal produto da pauta de exportação, e atingiu em 2020 o recorde de 119,4 milhões de toneladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Pará, a soja apresenta ritmo acelerado de crescimento, expandindo sua área cultivada, no período de 2010/2021, de 85,4 mil para 731,9 mil hectares, o que representa 30% da área de lavouras.

Atualmente, a soja é o produto de maior representatividade dentre as culturas paraenses, e contabilizou uma produção na safra 2020/2021 de 2,23 milhões de toneladas, com produtividade média de três toneladas por hectare, em uma área plantada total de 731,9 mil hectares.

Fitossanidade

Diante da importância econômica para o agronegócio há necessidade de prevenção e controle das pragas que atacam essa cultura. Um trabalho que a Adepará executa seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), e as demandas do Programa Estadual Fitossanitário da Cultura da Soja (PEFCS).

A inspeção fitossanitária é realizada anualmente pela Agência de Defesa, coordenada pela Gerência de Programas de Pragas de Importância Econômica, informou Maria Alice Thomaz, gerente de programas de pragas de importância econômica e responsável técnica pelo Programa Estadual Fitossanitário da Soja no Pará.

 

Fonte: Agência do Pará, 04/04/2022

Fonte da Imagem: Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close