USO E APLICAÇÃO

Alerta fitossanitário do Fundecitrus auxilia no controle do greening


O Alerta Fitossanitário, ferramenta gratuita desenvolvida pelo Fundecitrus, auxilia os citricultores no manejo regional do greening, a doença mais grave da citricultura mundial, por meio do acompanhamento da população do psilídeo, inseto transmissor da doença.

Conhecer os momentos de aumento populacional do psilídeo permite que o manejo seja mais assertivo, otimizando aplicações. E o controle regional, realizado em várias propriedades vizinhas ao mesmo tempo, reduz a migração do inseto entre os pomares de uma mesma região.

Criado em 2009 e modernizado em 2013, é o maior sistema de monitoramento do psilídeo do mundo. Ele mede a variação populacional do inseto por meio de armadilhas adesivas amarelas (cor atrativa ao inseto) georreferenciadas distribuídas pelo cinturão citrícola e pela presença de brotações (locais de preferência para alimentação e reprodução).

Os citricultores fazem a análise dessas armadilhas e inserem os dados no sistema, que compila as informações e cria relatórios quinzenais. Atualmente, a ferramenta monitora 285 mil hectares de citros em 172 municípios em todo o estado de São Paulo e Triângulo Mineiro.

“Quando o sistema registra alta população do inseto, alertas são enviados aos citricultores para que medidas de manejo sejam adotadas de forma conjunta e coordenada em uma mesma região, aumentando assim a eficiência do controle”, explica o engenheiro agrônomo do Fundecitrus Ivaldo Sala, responsável pela ferramenta.

Pela página do Alerta Fitossanitário no site do Fundecitrus, mapas mostram a situação da população do inseto em cada região por meio de cores que indicam se a população está baixa, média, alta ou extrema – sinalizando o ‘status’ atual de cada região em relação ao histórico da própria região e ao histórico de captura de toda a área abrangida pelo sistema. O trabalho para desenvolvimento dos mapas foi uma parceria com a Embrapa e os dados são atualizados quinzenalmente.

Fonte: Grupo Cultivar, 01/10/2021

Fonte da Imagem: Imagem de Hans Braxmeier por Pixabay

 

Tags

Notícias Relacionadas

Close